scorecardresearch ghost pixel



Qual o segredo das pessoas inteligentes? Conheça 7 hábitos que você precisa adotar

Gênios da humanidade como Einstein e Tesla conseguiram alcançar reconhecimento pela capacidade de entender a realidade de forma objetiva, mas por trás disso outras atitudes estavam presentes, além do estudo tradicional.



A definição de inteligência é atribuída ao gênero humano que conseguiu interpretar o mundo, racionalizando a vida e criando leis para explicar os acontecimentos. O raciocínio lógico representa essa capacidade de compreender formas, problemas e propor soluções plausíveis. 

Veja também: Você tem dificuldade de se planejar? Descubra 10 aplicativos que vão te ajudar

Conforme as áreas da neurociência e psicologia avançaram, estudos foram desenvolvidos para mensurar as habilidades cognitivas, medindo de forma mais confiável o quão uma pessoa é ‘’inteligente’’.

Levando em conta que o QI médio mundial foi avaliado entre 85 e 115, confira algumas iniciativas imprescindíveis para estimular o trabalho mental.

Pratique exercícios físicos

Comece a fazer exercícios, porque ajuda a oxigenar a área cerebral, melhorando a interação de neurotransmissores. Ao ter mais disposição, será possível se concentrar sem dificuldades e aprender com mais qualidade. 

Estimule o raciocínio com desafios 

Cubo mágico, sudoku, jogos da memória, entre outras atividades, são essenciais para exercitar a associação de conceitos. É importante mencionar seu papel na prevenção de doenças como o Alzheimer. 

Se você tem filhos, crie estímulos cognitivos 

Nunca é tarde para mudar, no entanto, a infância é o melhor momento para começar a ser uma pessoa mais inteligente. Estimule o aprendizado de maneira lúdica e principalmente a independência na hora de explorar novos temas. 

Estude outros idiomas e aprenda assuntos novos 

O cérebro funciona da mesma forma que um uma pasta cheia de arquivos, então quanto mais referências são adquiridas, o repertório aumenta. Um idioma diferente possibilita a compreensão de linguagens e potencializa a comunicação. 

Divirta-se com jogos de tabuleiro

O xadrez é um jogo incrível, porém, existem outras alternativas, board games de estratégia conseguem entreter e estimular o raciocínio lógico de maneira complexa. War, Ticket to Ride, Catan e Dixit são algumas sugestões para descobrir um jeito divertido de melhorar seu desempenho no trabalho, faculdade ou demais obrigações.  

Leia mais 

Do mesmo modo que o interesse por outras línguas, a leitura apresenta conceitos e propõe a reflexão, na qual o leitor precisa interpretar um contexto. 

Ensine a si mesmo e aos outros

Explique aos outros ou converse consigo mesmo, imagine que você é um professor e precisa ensinar de forma didática. Tentando sintetizar uma informação o poder de reter mais detalhes se expande. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário