scorecardresearch ghost pixel



Recebeu um PIX errado? Veja como os apps dos bancos podem te ajudar

Os bancos possuem recursos que ajudam o usuário que fez um PIX errado. Veja como é simples ter o dinheiro de volta.



Basta um único número errado para o PIX ir parar numa conta diferente da desejada. São várias as opções de chaves, como e-mail e combinações aleatórias. Mas você sabia que os bancos têm um recurso que permite a devolução dos valores recebidos depois de um PIX errado?

Leia mais: Compras parceladas: veja como é simples usar o PIX em vez do crédito

Hoje o PIX tem a aprovação de 85% dos brasileiros. O meio de pagamento instantâneo trouxe facilidade e segurança. Mas é claro que erros podem acontecer por desatenção dos usuários.

PIX errado

A boa notícia é que os bancos já criaram formas de os usuários devolverem o dinheiro, caso recebam um PIX errado. A ferramenta facilita a devolução em poucas etapas. Assim, a pessoa que recebeu pode devolver o valor total ou parcial, caso seja passado para a conta certa, porém no valor errado.

É muito simples. Pelo extrato bancário, a pessoa que recebeu pode clicar em “Devolver” ou “Reembolsar”. Ao fazer isso, o valor volta automaticamente para a conta de quem fez a transação.

O Banco Central também adotou algumas ferramentas que ajudam os usuários em casos de golpes. É o Mecanismo Especial de Devolução. O serviço pode ser usado quando o dono da conta suspeita que foi vítima de fraude. Para acionar o mecanismo, os usuários precisam primeiramente registrar um boletim de ocorrência. Depois disso é só procurar os canais de atendimento ao cliente do banco no qual tem conta e pedir pelo bloqueio do valor.

Por último, o banco do golpista tem até sete dias para analisar o pedido. E se for mesmo uma fraude, a instituição financeira faz a devolução do dinheiro para a vítima. Dessa forma, para evitar erros ao fazer o PIX, a dica é sempre conferir o nome da pessoa ou empresa que aparece vinculado à chave. E só então confirmar a transação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário