scorecardresearch ghost pixel



Use essas dicas para não errar na declaração do Imposto de Renda

Você sabe quais os cuidados para não errar na declaração? Veja algumas dicas para fornecer os dados corretamente à Receita Federal.



Os contribuintes ganharam um tempo a mais para a declaração do Imposto de Renda (IR). O prazo vai até 31 de maio. A Receita Federal recebeu até agora 12 milhões de declarações de um total de 34,1 milhões. Confira essas dicas para não errar no IR e cair na malha fina.

Leia mais: Quando vou receber o abono PIS/Pasep referente ao ano de 2021?

Antes de tudo é importante lembrar quem é obrigado a declarar o IR. Sendo quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos acima de R$ 40 mil. Entender todas as regras reduz os erros na declaração do imposto.

Errar na declaração

Para organizar os documentos da declaração é essencial ter todos os informes de rendimento. O documento é fornecido por empregadores, contratantes de serviços, assim como pelos bancos, INSS e outros.

Uma forma de não errar na declaração é informar os rendimentos recebidos. A exemplo das falhas ao omitir os aluguéis e pensões. A declaração dos dependentes também é essencial. O cuidado tem que ser para não inserir um mesmo dependente em duas declarações. Por exemplo, do pai e da mãe.

A Receita Federal trouxe algumas facilidades aos contribuintes neste ano. A exemplo da declaração pré-preenchida. Os dados de anos anteriores são acessados pelo sistema. Isso evita que o contribuinte tenha que inserir todas as informações pela segunda vez. Ajuda a evitar também as falhas na digitação, que é uma forma de errar na declaração do IR.

Outro detalhe que faz o contribuinte falhar na declaração é a classificação errada dos rendimentos. Por exemplo, podem ser tributáveis, tributação exclusiva e não tributáveis. É preciso identificar corretamente todos eles, preenchendo nos campos corretos.

Atenção também com a dedução indevida das despesas médicas. Além de informar o valor correto é preciso guardar os comprovantes por pelo menos 5 anos, caso seja necessária alguma confirmação dos dados fornecidos na declaração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário