scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás em 2 dias: por que ainda não entrei no programa?

Milhões de famílias que se enquadram nas regras para receber o Auxílio Gás ainda não foram aprovadas no programa.



O Ministério da Cidadania confirmou que os pagamentos do vale-gás serão retomados em dois dias, na próxima quinta-feira, 14. Mais de 5,5 milhões de brasileiros receberam a última parcela do benefício em fevereiro, mas o número ainda pequeno perto da quantidade de pessoas que têm direito a ele.

Leia mais: CadÚnico: Evite o bloqueio de benefícios atualizando seu cadastro

O plano do governo é continuar adicionando mais cidadãos à folha de pagamento da iniciativa a cada dois meses, que é o intervalo entre os pagamentos do programa. A previsão é que até setembro de 2023, todos os beneficiários do Auxílio Brasil façam parte do vale-gás.

Além de não ter sido selecionada, existem outros motivos para que uma família ainda não esteja recebendo os repasses bimestrais. Saiba mais a seguir.

Quem tem direito ao vale-gás?

A primeira coisa que o interessado deve fazer é conferir se está dentro dos critérios de elegibilidade do programa. Veja quem tem direito ao vale-gás:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); ou
  • Famílias composta por algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo idoso com mais de 65 anos ou pessoa com deficiência (PcD).

As regras do programa também deixam claro que famílias de mulheres vítimas de violência doméstica sob proteção de medidas de urgência têm preferência nos pagamentos.

Estou dentro dos critérios, o que faço?

Para quem faz parte do público-alvo do vale-gás, mas ainda não está dentro do programa, o que resta é esperar. O Ministério da Cidadania faz a seleção de forma automática com base nos dados informados no CadÚnico, então não há muito que fazer após se cadastrar.

Enquanto espera, o cidadão deve consultar o aplicativo oficial do Auxílio Brasil para conferir se foi incluído no programa. Vale destacar que é importante manter as informações atualizadas no sistema do governo para evitar inconsistências quando houver cruzamento de dados com outras bases.




Voltar ao topo

Deixe um comentário