Não é difícil encontrar quem já teve um pedido de benefício negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para reverter a decisão, o primeiro passo é ter conhecimento do motivo que fez com que o pedido não fosse aceito. São benefícios como o auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte e tantos outros.
Leia mais: Assaí Atacadista abre mais de 300 vagas de emprego no Brasil
O pedido negado é informado ao cidadão por meio do Comunicado de Decisão. Assim, algumas causas são mais comuns para um resultado diferente do que era esperado.
Pedido negado
Entre as causas mais comuns de pedido negado está o entendimento da perícia do INSS, nos casos de auxílio-doença. Muitas vezes os peritos entendem que o cidadão tem condições de retornar ao trabalho e negam o pedido de benefício por não reconhecer a incapacidade.
Nos casos de aposentadoria, por exemplo, é comum ter o pedido rejeitado caso o trabalhador não tenha cumprido o tempo necessário de contribuições. Ou até mesmo quando o cidadão ainda não atingiu a idade mínima. São vários os motivos que levam a um pedido negado.
Depois de receber a decisão do INSS, o cidadão pode apresentar um recurso no INSS no prazo de 30 dias. O pedido de recurso pode ser feito por meio do aplicativo “Meu INSS” ou também em uma agência do Instituto. O INSS tem mais 85 dias para julgar o pedido. Mas, infelizmente, é comum demorar muito mais do que esse prazo.
Antes de tudo é essencial compreender o problema e ter a certeza de que tem direito ao benefício. Em muitos casos o interessado pode precisar da ajuda de um especialista, como os advogados. Outra opção é entrar com uma ação na Justiça. Em todos os casos é essencial reunir todos os documentos que comprovem que você tem mesmo direito ao benefício que solicita.