scorecardresearch ghost pixel



Veja como pagar menos Imposto de Renda e aumentar a restituição

Na hora de declarar o Imposto de Renda, alguns cuidados podem reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição. Confira alguns truques.



O prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 vai até 31 de maio. Com um mês a mais, o contribuinte ganhou também mais tempo para se organizar. E, quem sabe, reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição. Saiba que as informações cedidas à Receita Federal fazem toda a diferença.

Leia mais: Vilões disfarçados: 12 alimentos que podem ser falsificados, mas você não faz ideia

É possível deduzir algumas taxas de rendimentos ou até mesmo incluir alguns gastos capazes de reduzir a base do Imposto de Renda. Sem saber, muitos contribuintes deixam alguns detalhes de fora que comprometem o valor da restituição.

Menos imposto, mais restituição

É por essa razão que muita gente prefere contar com a ajuda de profissionais contadores na hora de declarar o Imposto de Renda. Mas para fugir desse gasto extra, que tal acompanhar algumas dicas? Saiba que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Assim, o contribuinte paga menos imposto ou consegue aumentar o valor da restituição.

E todas as dicas estão dentro da lei e valem para quem ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda deste ano. Um truque que muitos não sabem é a possibilidade de dividir a declaração de aluguel com o marido/mulher.

Outro detalhe é que quem paga pensão alimentícia pode deduzir o gasto por inteiro. Por outro lado, quem recebe tem a tributação. Assim, a orientação é dividir o valor. Por exemplo, parte da mãe e do filho para que a renda tributável fique dentro do limite. Ou seja, inferior a R$ 28.559,70 ao ano. Isso vale para pensões mais baixas.

Se você for casado, não declare em conjunto com o cônjuge. Isso pode fazer o casal pular para uma faixa maior de tributação. Além disso, as despesas com educação de pessoas com deficiência podem ser enquadradas como gastos com saúde.




Voltar ao topo

Deixe um comentário