O ganho de massa muscular está relacionado ao tipo de treino aliado a uma dieta equilibrada, com alimentos saudáveis e ricos em alguns nutrientes específicos, como a proteína, por exemplo. Conforme estudos, consumir cerca de 20 gramas de proteína após o treino de força é o mais indicado para estimular a síntese proteica muscular.
Veja também: Aprenda a fazer o chá de folhas de jamelão
Diante disso, opções como o whey protein são excelentes para repor a proteína necessária de maneira prática e rápida, após o treino. Isso acontece porque a proteína está pronta para ser absorvida pelo organismo.
A proteína é um macronutriente necessário para os músculos, tecidos, cabelos e unhas. Todas as pessoas necessitam de proteína para viver bem, mas são os praticantes de musculação, principalmente de treino para aumentar os músculos, que necessitam mais.
Nesse caso, é que soluções como whey protein são mais usadas, no entanto, o preço do produto tem passado por frequentes reajustes de preço, tornando-se um produto caro para o bolso.
Quanto custa um whey protein?
Nos últimos anos, o mercado de suplementação cresceu mais de 46%, de acordo com o Euromonitor International, e até 2026, é aguardado um crescimento de mais 7,2%.
Mas mesmo que diversas marcas tenham surgido e continuem a surgir, os preços de Whey protein comercializados estão cada vez mais altos. Hoje, para adquirir um pote de 800 gramas é necessário desembolsar mais de R$ 120,00, em 2016, o preço era em torno de R$ 100,00. Vale destacar que a creatina hoje está o dobro do que custava no mesmo período.
Por isso, se você pensou em substituir o produto, saiba quais alimentos podem ajudar a repor a proteína.
Alimentos que podem substituir o whey protein
São ótimas fontes de proteínas e com preço muito mais barato os seguintes alimentos:
- Ovos;
- Frango;
- Peixes;
- Carne vermelha;
- Proteínas vegetais.
E, para terminar, não esqueça de que o segredo para músculos fortes e saúde boa está na escolha dos alimentos ingeridos. Portanto, alimente-se com boas fontes de vitaminas, carboidratos, gorduras boas, minerais e fibras, com moderação só vai fazer bem, não apenas aos músculos para todo o corpo.