scorecardresearch ghost pixel



Veja quem pode participar do programa CNH Social e alguns dos estados que oferecem vagas

Saiba todos os detalhes sobre quem pode participar do programa CNH Social.



A Carteira Nacional de Habilitação é um documento importante que todos devem ter. No entanto, o processo de habilitação pode ser caro, por isso alguns estados criaram programas que dão gratuidade para algumas pessoas obterem a licença para dirigir.

Veja também: CNH Social: Inscrições abertas para 5 mil habilitações gratuitas; Veja como participar

Algumas unidades da federação não possuem CNH Social. Esse programa é oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local. Como as datas de registro variam, certifique-se de entrar em contato com o escritório local do Detran para obter informações sobre o registro.

 

CNH Social Distrito Federal

As inscrições para cidadãos do Detran DF que moram na capital do país estão abertas até 25 de maio de 2022 e podem ser feitas no site. Existem várias maneiras de se registrar, mas a maneira mais fácil seria clicar no botão “Área do Cidadão” e começar a partir daí.

Serão distribuídas cinco mil vagas da CNH Social, 1.500 são reservados para a modalidade de Estudante Qualificado e 3.500 para Cidadãos Qualificados. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 18 anos e possuir RG e CPF. É obrigatório que a pessoa resida no Distrito Federal para ter acesso ao programa.

No caso de aluno habilitado, ainda existem outras regras. Você deve fazer parte de uma família cadastrada no CadÚnico, estar concluindo o ensino médio ou já o ter concluído em rede pública ou privada com bolsa e não ter cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses.

CNH Social: Pará

O estado do Pará deve divulgar em breve o período de inscrição para a CNH Social Paraense, denominada CNH Pai D’égua. As inscrições serão feitas no site do Detran PA.

 

Pelas regras atuais, os jovens de baixa renda devem ter acesso à assistência prestada a eles por meio do programa CNH Pai D’égua.

CNH Social: Paraíba

Em 2021, foram oferecidas 1.500 Carteiras de Habilitação sociais na Paraíba. Isso permitiu que pessoas com vulnerabilidade socioeconômica obtivessem sua primeira CNH (categoria A ou B) ou mudassem de categoria, caso não pudessem pagá-la. Por fim, ainda houve entrega da Autorização para Conduzir Ciclomotores.

As inscrições para o ano de 2022 ainda não foram anunciadas. Contudo, um anúncio acontecerá provavelmente nos próximos meses.

Apesar de não existir em todos os estados do Brasil, esse é um programa que amplia o acesso dos cidadãos à Carteira de Habilitação, o que permite que muitos tenham condições de encontrar vagas de emprego e até melhorar sua condição financeira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário