scorecardresearch ghost pixel



2ª fase do ‘dinheiro esquecido’: 1,6 milhão de pessoas terão valores a receber

Pessoas físicas e jurídicas poderão resgatar saldos deixados para trás. Além disso, nova etapa não exigirá agendamento para consulta e saque.



A segunda fase de consulta e saque do dinheiro esquecido começaria nesta segunda-feira, 2. No entanto, o Banco Central (BC) informou que o procedimento precisou ser adiado e o calendário remanejado. Agora, a expectativa é que a autoridade financeira divulgue uma nova data início nos próximos dias.

Leia mais: Revisão do FGTS, Pis/Pasep e dinheiro esquecido podem ser resgatados por trabalhadores

O novo período de verificação e resgate de dinheiro esquecido pelo Sistema Valores a Receber (SVR) pretende devolver R$ 4 bilhões a 1,6 milhão de pessoas físicas ou jurídicas (CNPJ). O procedimento ficará disponível no portal valoresareceber.bcb.gov.br assim que houver a reabertura das verificações.

Origem do dinheiro esquecido

Um dos motivos para a suspensão da segunda fase do dinheiro esquecido está relacionada com a greve dos servidores do BC. A paralisação, suspensa na última semana, pode ter atrasado o cronograma inicial das atividades.

 

Mas enquanto uma nova data de consulta e resgate do dinheiro esquecido não é divulgada, o BC informou quais serão as fontes dos recursos deixados para trás. Elas incluem saldos de:

  • Contas mantidas por distribuidoras de títulos e corretoras ou valores mobiliários encerrados com saldo disponíveis;
  • Entidades que têm liquidação extrajudicial;
  • Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito;
  • Tarifas cobradas de forma indevida;
  • Parcelas ou obrigações referentes às operações de crédito cobradas de forma indevida;
  • Contas de pagamento, poupanças ou correntes encerradas com saldo positivo.

Outra novidade nessa nova etapa é a regra que exclui a necessidade de agendamento para a consulta e saque dos valores a receber. Dessa forma, o cidadão, logo na primeira análise para saber se possui dinheiro esquecido, ficará por dentro do valor e poderá fazer o resgate do recurso imediatamente. A ideia é agilizar os pagamentos aos cidadãos com saldo disponível o quanto antes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário