A natureza nos proporciona milhares de opções comestíveis. E a criatividade junto com a habilidade de preparar alimentos dá ao homem infinitas maneiras de cozinhar e de consumir os alimentos.
Veja também: Não se desespere: descubra o que fazer quando engole espinha de peixe!
A cultura é um fator determinante nos hábitos alimentares, enquanto em muitos países se come carne bovina, há outros que proíbem o consumo. Em culturas como a asiática, é comum o consumo de bichos como escorpiões e ratos.
No entanto, há certos alimentos consumidos que representam riscos para a saúde, podendo causar sérios problemas toxicológicos e levar até a morte. É preciso saber realizar o preparo para evitar problemas ou consumir com muita moderação. Vamos conhecer 5 alimentos que são consumidos, mas que representam riscos à saúde.
5 alimentos que são consumidos e requerem moderação e atenção
Castanhas de caju
Elas são deliciosas quando torradas, combinam tão bem com sorvete ou com chocolates e nós estamos acostumados a comer, e dificilmente provoca algum mal-estar. Porém, o consumo deve ser feito somente após serem submetidas à altas temperaturas, pois assim são eliminadas as toxinas presentes na castanha como urushiol, um elemento químico que pode ser venenoso. Portanto, não consuma castanhas cruas e cuide para evitar o consumo exagerado.
Mandioca
Popular no cardápio dos brasileiros, a mandioca é um tipo de raiz cheia de benefícios à saúde. Mas está na lista de alimentos que precisam ser preparados com cuidado, pois representam perigos quando consumidos crus.
Ao preparar a mandioca é preciso saber fazer o adequado descascamento, pois em suas cascas existe uma toxina com o nome de linamarina, que pode se transformar em cianeto no organismo. Logo, é preciso que sua preparação seja feita com cuidado, sendo necessário o correto cozimento do alimento para que as toxinas sejam eliminadas e não representem riscos à saúde.
Peixe Baiacu
É um peixe com bastante predominância em águas brasileiras, sendo um dos mais pescados devido a facilidade de encontrá-los. Mas sabia que existe uma espécie conhecida por “fugo” que é bastante comum em países como o Japão, que contém concentrações de tetrodotoxina, um elemento extremamente tóxico, podendo ser cerca de 200 vezes mais fatal que o cianeto.
Felizmente não temos esse tipo de peixe no Brasil. E lá no Japão, são feitos por especialistas e o processo de preparação é mais demorado.
Ostras e moluscos crus
São alimentos que quando consumidos crus podem causar intoxicação alimentar. Principalmente se forem pescados em águas contaminadas e sem a devida higienização. Vale destacar os riscos quando pescados em águas contaminadas, pois podem causar quadros de infecção gastrointestinal, diarreia, náuseas, cólicas e podem levar a óbito.
Então, se você gosta de comer esse tipo de alimento, antes de comer se certifique quanto a origem e estado de conservação.
Noz-moscada
Pode acreditar que essa especiaria usada em sobremesas no preparo de batatas, carnes, molhos e legumes, quando consumida em excesso pode provocar efeitos colaterais sérios, como dor de barriga, náusea, falta de ar e até convulsões.
A intoxicação alimentar provocada pelo alimento, raramente leva a morte, mas quem sabendo disso, se arriscaria a comer demais, não é mesmo?