scorecardresearch ghost pixel



800 mil pessoas podem sacar o PIS/Pasep esquecido em maio; Veja como consultar

Confira quais recursos podem ser resgatados e veja como consultar o saldo do abono para descobrir se há valores deixados para trás.



Em maio, aproximadamente 800 mil trabalhadores ainda podem solicitar o saque do PIS/Pasep esquecido. Muitos beneficiários com acesso aos recursos não sabem que possuem quantias em dinheiro aguardando o resgate e que podem perdê-las se não se atentarem aos prazos.

Leia mais: É simples: como consultar o número do PIS para ver o saldo do FGTS?

As quantias esquecidas no abono salarial estão sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelos pagamentos. Elas têm origem em calendários do PIS/Pasep passados.

Conforme estabelece a Resolução nº 838, o trabalhador tem até cinco anos para resgatar o dinheiro, cujos valores acompanham a média do salário mínimo de cada ano.

Quais grupos podem sacar o PIS/Pasep esquecido?

A caixa informa que estão à disposição dos trabalhadores beneficiários:

  • Valores do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2019. Ao todo, podem sacar 320.426 trabalhadores;
  • Valores do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. No geral 478.724 trabalhadores podem receber o abono, sendo 125.624 cadastrados no PIS e 353.100 com direito ao Pasep.

Como consultar o PIS/Pasep por aplicativo?

Para saber se possui saldo a receber do PIS/Pasep, o trabalhador deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para download em dispositivos com iOS e Android instalados.

Também é possível consultar por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, que também dá acesso aos detalhes sobre os valores e porque eles não foram depositados corretamente, no caso de quem tinha direito ao benefício este ano.

A respeito do saque do abono salarial calendário 2019, o trabalhador pode ir de forma presencial em uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência para solicitar a abertura de recurso administrativo. O processo possibilitará o reenvio de valores do PIS/Pasep à Caixa ou ao Banco do Brasil.

Outra forma de resgate do abono esquecido é encaminhando um pedido de recurso administrativo ao endereço trabalho.uf@economia.gov.br. Lembrando que é preciso alterar as letras “uf” pela sigla do estado onde o trabalhador reside.




Voltar ao topo

Deixe um comentário