scorecardresearch ghost pixel



A 2° fase do dinheiro esquecido em bancos já tem prazo para início em 2022?

Veja detalhes sobre a segunda fase de recebimento do Valores a receber.



Por conta da greve dos servidores do Banco Central, a segunda fase do Sistema de Valores a Receber, ainda continua para iniciar. Segundo um calendário divulgado anteriormente pela instituição previa o retorno dia 2 de maio.

Veja também: 2ª fase do ‘dinheiro esquecido’: 1,6 milhão de pessoas terão valores a receber

Para fazer a movimentação do dinheiro esquecido em contas encerradas nos bancos brasileiros, porém ainda não tem previsão de retorno.

Em uma nota divulgada pelo Banco Central, deu a justificativa do atraso em decorrer da greve dos servidores e ainda afirmou que a ação prejudicou o cronograma do sistema. Nesta etapa está previsto um movimento de R$ 4 bilhões, com o aumento dos recursos remanescentes.

Já na segunda fase estava previsto que fosse incluso as cotas de capital e rateio de sobras líquidas dos beneficiários, e também os participantes das cooperativas de crédito.

Então, além, das contas poupanças ou correntes fechadas com saldos disponíveis, os valores referentes a consórcios encerrados também seriam disponibilizados para movimentação.

Atualização no Sistema de Valores a Receber

Desde o dia 17 de abril, o Sistema de Valores a Receber, está passando por uma atualização para aperfeiçoar o serviço antes de começar a segunda fase.

Ou seja, essas mudanças incluem que não vai mais precisar de agendamento no sistema, permitindo que a pessoa faça o resgato do valor a qualquer momento a partir da primeira consulta, o que antes não era possível.

Além disso, se espera que o sistema tenha informações atualizadas a partir de novos dados repassados por instituições financeiras que ainda não tenha participado de alguma fase.

Com isso fica aberta uma nova consulta para os brasileiros, podendo conferir se tem novos valores a receber referentes a essas atualizações.

Na primeira fase, o Banco Central incluiu uma repescagem para fazer os saques dos recursos esquecidos nos bancos, mas somente os valores específicos dessa etapa.

Ou seja, quem já recebeu algum valor, poderá fazer novamente a consulta quando estiver lirado para saber se tem outros valores.

Entretanto, até o final de março aproximadamente, 2,85 milhões de brasileiros pediram o resgate de R$246 milhões. Por mais que o Banco Central esteja em atraso, o mesmo garantiu que não há riscos de perder esses valores que devem ser sacados.

Sobre a greve dos servidores

Na última terça-feira, dia 10 de maio, os servidores do Banco Central decidiram continuar com a greve por tempo indeterminado. Desde o mês de abril que os servidores, se juntaram aos profissionais do INSS e do Ministério do Trabalho e Previdência.

Falando de maneira geral, a greve se deve pelo reajuste salarial e reestruturação das carreiras dentro dos institutos públicos, mas a greve ainda prossegue, pois, continuam sem resposta do Governo Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário