scorecardresearch ghost pixel



Aplicativo falso: como se proteger do golpe que afeta milhões

Aprenda o que você pode fazer para evitar cair no golpe do aplicativo falso e acabar tomando grandes prejuízos. Mais de 2 milhões de brasileiros já foram vítimas desse crime.



Você já ouviu falar no golpe do aplicativo falso? Talvez não saiba, mas mais de 2,3 milhões de pessoas no brasil já foram vítimas dessa enrascada. Os dados são da empresa especializada em cibersegurança PSafe e foram informados no último dia 18 de maio. O número revela o número de tentativas dessa modalidade de estelionato, já que não se sabe quantas pessoas de fato foram prejudicadas.

Veja também: Aprenda como esconder aplicativo de banco em seu celular

Entre os apps favoritos para aplicar o crime estão: WhatsApp, Caixa Tem e vários outros de bancos e redes sociais. Aliás, você pode acabar se deparando com aplicativos de benefícios públicos sociais que também são falsos. O problema é que esses softwares são idênticos aos que estão disponíveis oficialmente no Google Play Store e na App Store da Apple.

Como funciona o golpe do aplicativo falso

Na prática o que acontece é que o usuário baixa e instala o aplicativo falso em seu celular achando que está diante do programa oficial. O problema, é que esse software fake vem carregado com trojans e malwares (vírus). Alguns deles estão ativos e tem a finalidade de roubar os dados de cada vítima.

Imagine tentar acessar sua conta no internet bank e descobrir que, na verdade, você instalou um aplicativo falso em seu celular. Todos os dados de conta e senha foram inseridos e enviados para algum criminoso que agora terá acesso direto ao banco onde está seu dinheiro.

Como se proteger do golpe do aplicativo falso

Para se proteger do golpe do aplicativo falso, você precisa estar atento a alguns detalhes e conseguir se proteger das seguintes maneiras:

  • Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais dos aparelhos;
  • Mantenha um antivírus atualizado;
  • Cuidado com as permissões que você aceita;
  • Se o seu celular acusar um app como suspeito, interrompa a instalação;
  • Verifique as configurações do app e veja quem é o desenvolvedor;
  • Veja se as configurações batem com aquelas que são  referentes ao app oficial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário