O governo federal disponibiliza aos brasileiros o Auxílio Inclusão de R$ 606, pago por meio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A quantia, que equivale a meio salário mínimo, tem como finalidade ajudar no crescimento financeiro das famílias de baixa renda.
Leia mais: Empréstimo pelo Auxílio Brasil já está disponível? Quanto posso solicitar?
O benefício em questão é regulamentado pela portaria Dirben/INSS nº949, do dia 18 de novembro de 2021, sob comando do Ministério da Cidadania. Basicamente, a ideia dos pagamentos é contribuir para a independência financeira de pessoas com deficiência (PcDs).
Como funciona o Auxílio Inclusão?
O Auxílio Inclusão é voltado a todos os cidadãos com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – hoje em R$ 1.212 – ou que receberam a ajuda do programa nos últimos cinco anos.
Sua missão é incentivar o público de beneficiários a ingressar no mercado de trabalho formal, dando autonomia às pessoas com deficiência para que elas possam exercer sua cidadania da melhor forma possível.
Dessa forma, é feito um repasse de meio salário mínimo que, somado ao salário do emprego, funciona como uma ajuda aos beneficiários para que eles consigam entrar e permanecer no mercado de trabalho.
Quem tem direito ao benefício?
Podem solicitar a ajuda os seguintes beneficiários:
- Todos os beneficiários do BPC ou ex-beneficiários nos últimos cinco anos que comecem a exercer atividade remunerada no mercado formal de trabalho. Neste caso, a remuneração do trabalho deve ser de até dois salários mínimos;
- O beneficiários do BPC precisa ter ingressado no mercado de trabalho;
- Além disso, os dados da pessoa devem estar atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).
Como solicitar o auxílio-inclusão?
O benefício pode ser solicitado em qualquer um dos canais de atendimento do INSS. A dica é acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
Por meio do telefone 135, ou em um dos postos de atendimento da autarquia, o cidadão também consegue inserir suas informações pessoais para que seja confirmado o ingresso no mercado de trabalho sendo beneficiária do BPC.