scorecardresearch ghost pixel



INSS pode suspender benefício de cidadão: veja quando

O INSS concede, mas também pode suspender benefícios para os cidadãos brasileiros. Veja como funcionam as principais regras para que isso ocorra e aprenda o que pode ser feito.



Seu benefício do INSS foi suspenso e você não sabe o porquê. Existem vários motivos que podem acarretar o cancelamento ou a paralisação do pagamento. Entenda mais sobre o tema neste texto.

Veja também: União estável pode dar direito à pensão por morte do INSS?

Até o final de março deste ano, 1,23 milhão de benefícios foram interrompidos pelo INSS. Existem motivos que levam os benefícios a serem cancelados. Veja o que fazer para não cancelar seu benefício no INSS.

Operação pente fino também pode levar a suspensão do INSS

Regularmente o INSS realiza uma série de ações para investigar possíveis fraudes e pagamentos indevidos. Se o seu caso for um desses, saiba que o pagamento será suspenso pelas autoridades competentes.

 

Há uma grande fila de cidadãos que espera para conseguir o benefício ao qual tem direito. Não é justo que outras pessoas sejam pagas indevidamente.

Motivos que levam à suspensão do pagamento

O motivo para interromper o pagamento dos benefícios do INSS pode ser bem variado. Alguns dos mais comuns são:

  • Não realização ou não comparecimento para realizar a perícia médica;
  • Sinais de fraude no recebimento do benefício;
  • Deixar o benefício sem saque no banco por mais de 60 dias (2 meses);
  • Continuar trabalhando em condições insalubres ou de alto risco e periculosidade.

Além disso, divergências de dados e outros fatores específicos podem gerar cancelar seu benefício do INSS.

 

Suspensão do BPC pelo INSS

O Benefício de Prestação Continuada é o campeão de suspensões pelo INSS. Os dados precisam estar atualizados junto ao CadÚnico do Governo Federal. Ou seja, basta alguns deslizes para que o pagamento seja cancelado. Procure um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para ficar a par da sua inscrição.

Fique atento a todas as regras para não cancelar seu benefício do INSS. Entre no site meu.inss.gov.br. O Instituto também presta atendimento pelo telefone 135, que está disponível para ligações gratuitas de todo o território nacional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário