scorecardresearch ghost pixel



BPC x aposentadoria: qual a diferença?

Você sabe a diferença entre o BPC e a aposentadoria? São benefícios com regras bem diferentes. Veja o que muda e como solicitar.



O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante um salário mínimo por mês para os idosos com mais de 65 anos. Mas isso não quer dizer que o benefício seja o mesmo que a aposentadoria. São várias as diferenças que vamos te explicar agora.

Leia mais: Estacionamento: veja como pedir o cartão do idoso mesmo sem CNH

A primeira grande diferença é o BPC não exige contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Enquanto que a aposentadoria leva esse fator como regra inicial para a liberação do benefício.

BPC x aposentadoria

Diferentemente da aposentadoria, o BPC não paga o 13º salário nem deixa pensão por morte. Ou seja, o benefício é direcionado apenas ao idoso, sem direito de continuidade do pagamento aos dependentes.

 

Nos dois casos, tanto o BPC quanto a aposentadoria devem ser solicitados diretamente ao INSS. Nos dois casos é preciso acessar o aplicativo Meu INSS para dar entrada no pedido.

Se for a aposentadoria, o solicitante deve indicar o tipo de pedido. Se é a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Em seguida é só responder as perguntas referentes ao trabalho, anexar os documentos solicitados e encontrar uma agência do INSS mais próxima para o atendimento presencial nas demais etapas.

Já no caso da pessoa que for solicitar o BPC, o serviço também é por meio do aplicativo Meu INSS. Na opção “Agendamento/Requerimento”. Depois de seguir as demais etapas, o cidadão deverá ser chamado numa unidade do INSS para apresentar os documentos necessários.

 

De acordo com a regra para ter direito ao BPC é preciso que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.

Além disso, o beneficiário do BPC precisa antes de tudo estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Essa etapa deve ser feita antes mesmo da entrada com o pedido de benefício. Caso contrário, o solicitante não pode ter acesso ao BPC.




Voltar ao topo

Deixe um comentário