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Cadastro Positivo: Dados de celulares pré-pagos facilitarão crédito

Ideia é favorecer a concessão de empréstimos e aprovação em pedidos de cartão, sobretudo por quem não possui histórico em bancos e financeiras.



Usuários de celulares com contas pré-pagas poderão ter os dados incluídos no banco de dados do Cadastro Positivo. A confirmação foi dada pelo novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, durante o Painel Telebrasil 2022.

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De acordo com o executivo, o setor já passou por diversos problemas relacionados ao cadastro de celulares pré-pagos. O motivo: não havia critério seguro para habilitar uma nova linha, sendo possível cadastrar vários chips de celulares utilizando apenas um único Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Agora, Baigorri explica que as operadoras passaram a exigir dos usuários, além do CPF, a resolução de um pequeno questionário para a confirmação de dados pessoais, como o nome dos pais, por exemplo. Com isso, os cadastros de celulares pré-pagos tornaram-se mais confiáveis.

Facilidade no acesso ao crédito

A consequência dessa maior seguridade no cadastro de pessoas com celulares pré-pagos permitirá que esses dados acelerem na bancarização de quem é baixa renda e auxiliem no acesso ao crédito. De acordo com presidente da Anatel, esse é o perfil socioeconômico de boa parte das pessoas que utiliza celulares pré-pagos no país.

Até o momento, segundo o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, já houve a inclusão de mais de 11 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo.

O processo, que começou em abril de 2021, foi concluído recentemente, e envolveu o fornecimento de dados de clientes de linhas pós-pagas aos birôs de crédito do Cadastro Positivo, como a Serasa, a BoaVista e o SPC.

 

“O Cadastro Positivo é uma ação socioeconômica positiva onde a visibilidade dos consumidores e empresas no mercado de crédito proporciona dois principais benefícios: melhor avaliação de crédito, reduzindo inadimplência e superendividamento, e inclusão financeira dos desbancarizados, por meio da possibilidade de acesso a recursos financeiros”, explicou Sfeir.

Por fim, a expectativa é que pessoas de celulares com contas pré-pagas também usufruam dessa ferramenta que permite melhorar as análises de crédito, facilitando a concessão de empréstimos e aprovação em pedidos de cartão, sobretudo por quem não possui histórico em bancos e financeiras.




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