scorecardresearch ghost pixel



Nome sujo: após quantos dias de atraso fico com o CPF negativado?

Com poucos dias de atraso, as dívidas podem deixar o seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Confira a tolerância e como evitar o nome sujo.



Mais de 61 milhões de brasileiros estão com o nome sujo. A expressão popular faz referência às pessoas que deixaram de pagar alguma conta e, por isso, foram parar nas listas dos órgãos de proteção ao crédito. Saiba quantos dias de atraso são suficientes para deixar o seu nome negativado.

Leia mais: Conta de energia zerada? Veja quem tem direito pelo Tarifa Social

Antes de tudo é importante saber que já no primeiro dia de atraso do pagamento, a empresa pode avisar um ou mais órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Só que o nome do consumidor não fica negativado de imediato.

Dias de atraso

Isso acontece porque assim que as empresas informam sobre o atraso, os órgãos de proteção precisam entrar em contato com o consumidor que está em débito. Pode ser por carta, telefone ou também por mensagem por celular.

 

Assim, a pessoa é avisada sobre a dívida e informada de que o CPF será incluído na lista de proteção ao crédito. Mas, antes disso, o consumidor tem mais uma oportunidade de pagar a conta. Normalmente é o prazo máximo de 10 dias.

Se mesmo assim a dívida não for quitada, o órgão de proteção incluiu o CPF na lista dos maus pagadores. Quando isso acontece, qualquer empresa pode ter acesso às informações. É aí que você passa a ser considerado negativado – ou com o “nome sujo”.

Para evitar que tudo isso aconteça, os consumidores devem evitar as dívidas. E sempre que possível só comprar aquilo que realmente cabe no orçamento.

 

É preciso ter um bom planejamento financeiro, com o controle certo dos gastos. Caso contrário, em poucos dias de atraso as contas podem virar uma verdadeira bola de neve.

Então, para não correr o risco de ter o nome negativado, sempre que surgirem dificuldades em quitar alguma dívida dentro do prazo, entre em contato com a empresa e busque uma negociação para evitar que o seu nome fique sujo na praça.




Voltar ao topo

Deixe um comentário