O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados das famílias de baixa renda do Brasil. É por meio dele que o governo federal acompanha a realidade dos cidadãos e organiza a distribuição dos benefícios sociais. Os inscritos no CadÚnico podem receber até 15 benefícios. Confira quais são eles.
Leia mais: 13º do INSS: confira o calendário de pagamentos aos segurados
Apesar de criado pelo governo federal, o CadÚnico é atualizado pelas prefeituras. O cadastro é feito em cada cidade, nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
15 benefícios pelo CadÚnico
Em março deste ano, o governo federal criou o aplicativo do CadÚnico. Com ele, o cidadão encontra mais uma facilidade. É o primeiro passo para registrar os dados da família e fazer um pré-cadastro.
Sem sair de casa o cidadão já consegue informar os dados pessoais e de todos os moradores da casa. Depois disso tem até 120 dias para comparecer em um posto de atendimento.
É a etapa de apresentação dos documentos. Com o cadastro concluído as famílias já podem ter direito aos benefícios sociais. Para garantir a manutenção dos pagamentos é sempre importante estar com todos os dados atualizados no CadÚnico.
O cadastro nos programas é automático. Ou seja, o governo leva em conta a realidade de cada família e faz a destinação dos 15 benefícios previstos para quem é de baixa renda. Todos eles têm regras específicas que garantem o acesso das famílias.
Confira todos os benefícios liberados por meio do CadÚnico:
- Auxílio Brasil;
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Bolsa Verde;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, denominado de Fomento;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PcDs);
- Isenção de taxas em concursos públicos.