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Cartão do auxílio de R$ 3 mil: confira aqui como receber

Saiba agora detalhes do cartão do auxílio de R$ 3 mil e veja como receber.



O Governo do Estado do Rio de Janeiro já deu início ao processo de entrega dos cartões de um novo auxílio emergencial, e o benefício promete ser pago para as pessoas que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas.

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O projeto prevê que as famílias usem o saldo para a compra de itens de construção. Em relação às entregas do cartão, a primeira remessa teve início no dia 14 de maio (sábado), e segundo o governo estadual, pouco mais de mil famílias já receberam os cartões carregados com R$ 3 mil.

Além disso, neste primeiro momento, as autoridades decidiram atender todas as pessoas que moram nos municípios de Belford Roxo e de Mesquita, ambos localizados na Baixada Fluminense.

No caso dessas cidades, elas foram fortemente atingidas por enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios, fazendo com que muitas famílias perdessem muitos bens e, até mesmo seus imóveis. Assim, ao entregar o cartão, o objetivo é que essas famílias consigam se recuperar dos desastres.

No entanto, o cidadão só poderá receber o benefício caso sua cidade tenha entrado oficialmente nos sistemas de calamidade pública, ou de emergência, definidas pela Defesa Civil local. Municípios como Petrópolis, Nova Iguaçu e Magé, por exemplo, poderão receber o auxílio de até R$ 3 mil.

Quantos usuários poderão receber o auxílio?

Em relação a quantos usuários poderão receber o auxílio, pode-se dizer que as autoridades do Rio de Janeiro ainda não fecharam o número exato de usuários, no entanto, estima-se que um pouco mais de 20 mil famílias receberão o benefício.

Além disso, afirma-se que são cidadãos distribuídos entre os 26 municípios da região fluminense, sendo todos que registraram algum tipo de desastre natural. Vale destacar, ainda, que a estimativa de morta chegou a 200 pessoas mortas na região, nos últimos meses.

Quem poderá receber o auxílio?

Conforme as informações divulgadas pelo Governo Federal, para receber o auxílio, é necessário ter cadastro ativo e atualizado no sistema do Cadastro Único – CadÚnico. No entanto, o processo de seleção é de responsabilidade da prefeitura.

Logo após o processo de seleção, a prefeitura deverá enviar a lista com os nomes dos selecionados para o Governo do estado do Rio de Janeiro. Assim, para saber como o auxílio funcionará em seu município, você deve entrar em contato com a prefeitura.

O uso do dinheiro do benefício

O auxílio emergencial, que é pago pelo Banco do Brasil, poderá ser utilizado para compras online, sem a necessidade do saque, no entanto, o dinheiro só estará disponível após 7 dias da entrega do cartão. Por fim, vale destacar que o processo de entrega dos cartões também é responsabilidade dos municípios.




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