scorecardresearch ghost pixel



Comer ovo ajuda a perder peso mesmo ou é mito?

O ovo está rodeado de crendices e discordâncias na sociedade e na ciência. Afinal de contas, esse alimento ajuda a engordar ou emagrecer? Comer ovo faz mal? Descubra as respostas.



Afinal de contas, comer ovo é uma opção para quem está de dieta? Essa é uma dúvida muito comum na sociedade, já que existem muitos mitos a respeito do alimento. Mesmo sendo tão comum na dieta, o ovo ainda desperta dúvidas nas pessoas.

Veja também: 5 melhores frutas para controlar o nível de triglicérides no sangue

Primeiramente, vale ressaltar que não é tão fácil chegar a uma resposta sobre o consumo de ovo. Para isso, precisamos entender alguns aspectos e recorrer ao que já foi de fato comprovado várias e várias vezes em meio científico.

Ovo faz mal para a saúde?

Uma das pesquisas recentes analisou o comportamento orgânico de 116 homens com idades entre 32 e 62 anos. Eles apresentaram níveis normais de colesterol e triglicerídeos no sangue durante os últimos sete anos. Lembre-se que ambos os índices se referem ao nível de gordura no corpo, a qual sempre foi atribuída como vilã nos ovos.

Os pesquisadores inseriram dois ovos frescos diariamente nas alimentações comuns por três meses. Na sequência, o ovo foi cortado da dieta por mais três meses. Como resultado, após os seis meses de estudo, os analistas ficaram surpresos.

Incluir ou excluir o ovo da dieta não interferiu nos níveis de gordura no sangue de nenhum dos participantes.

Ovo engorda ou emagrecer?

Quando a dúvida se refere ao emagrecimento, comer ovo pode sim ser uma boa opção. Porém, o alimento não tem poder emagrecedor, o que ocorre é que ele serve como alternativa a outros produtos hipercalóricos, como pães, doces e carboidratos. O ovo é rico em proteína e gorduras, as quais precisam ser ingeridas com frequência.

Além disso, a composição nutricional dos ovos é bem maior e mais rica do que aquela que se encontra em pães e produtos industrializados. Por isso, adicione o ovo no lugar do pão, por exemplo.

Como comer ovo com mais saúde:

Os especialistas sugerem que o consumo de ovo seja moderado, já que a gema é rica em gorduras e pode sim interferir nos níveis de colesterol se for consumida em abundância todos os dias. Porém, o ovo é extremamente nutritivo e deve compor a dieta, preferencialmente se for cozido.

Ovos fritos devem ser feitos com o mínimo de óleo possível. Dê preferência a manteigas para fritar, se for o caso. Isso ajuda a diminuir a ingestão de gordura saturada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário