scorecardresearch ghost pixel



Como consultar a situação do CPF pela internet?

Você está querendo saber como faz para consultar a situação do seu CPF? Confira o passo a passo de como fazer a consulta.



O Cadastro de Pessoa Física, conhecido pela sigla CPF, é um dos números mais solicitados para diversos fins. Ele é um dos documentos de identificação individual da pessoa enquanto cidadã brasileira. De modo prático, o CPF é uma espécie de banco de dados que é gerido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Você pode consultar a situação do CPF através da internet.

Veja também: Como proteger seus dados que estão gravados no celular

Como consultar a situação do CPF?

Para fazer a consulta da situação do CPF é preciso acessar o portal do governo federal (gov.br) ou o sistema e-CAC. Através deles, os cidadãos conseguem consultar a situação do CPF e ter acesso às seguintes ações:

  • Consultar a situação cadastral do seu CPF;
  • Emitir o comprovante da situação cadastral; ou
  • Consultar as informações que constam no seu CPF; ou
  • Confirmar a autenticidade de comprovante de CPF.
  • Quem pode utilizar este serviço?
  • Cidadão brasileiro; e
  • Cidadão estrangeiro, residente no país ou em trânsito.

Passo a passo para consultar a situação do CPF:

A primeira coisa a fazer é entrar no sistema e-CAC, da Receita Federal do Brasil. O link de acesso é o cav.receita.fazenda.gov.br. Lembre-se de que algumas etapas vão exigir que o usuário tenha acesso por meio de certificado digital.

Dentro do sistema, basta informar os seus dados pessoais e seguir para “Consultar situação do CPF”. Depois, você precisa clicar em “Consultar informações pessoais no CPF” e confirmar a sua identidade.

No site, há a opção de fazer a consulta de pendência que esteja relacionada ao seu CPF. Caso o documento apresente a inscrição “Pendente de regularização”, você precisa se inteirar sobre os motivos. Geralmente, a falta de entrega de alguma declaração do imposto de renda é um dos motivos populares. Se este for o caso, basta enviar a declaração faltante para regularizar a pendência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário