scorecardresearch ghost pixel



Como pedir a liberação de pecúlio ao INSS? Veja quem pode

Alguns trabalhadores podem solicitar a devolução de parte do dinheiro pago ao Instituto Nacional do Seguro Social. Descubra como solicitar a liberação de pecúlios ao INSS.



Uma das dúvidas comuns dos segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está na possibilidade de solicitar a liberação de pecúlios. No caso, seria a devolução de contribuições efetuadas ao instituto enquanto a pessoa trabalhava mesmo já estando aposentada. Esse tipo de devolução acontece, normalmente, através de cota única.

Veja também: O aposentado precisa declarar IR em 2022? Descubra

Os segurados podem pedir a liberação de pecúlios ao INSS?

Primeiramente, é preciso lembrar que o benefício dos pecúlios foi extinto a partir da publicação da lei 8.870.  Dessa maneira, é permitido que o segurado peça a liberação de pecúlios que foram pagos até o dia 15 de abril de 1994. Este é o dia que marca a véspera da publicação de tal legislação específica.



Todos os contribuintes que desejam efetuar essa liberação de pecúlios podem solicitar a distância. Não é preciso se dirigir presencialmente a alguma agência do INSS da sua cidade para ter acesso ao benefício, portanto. Isso só se faz necessário caso o órgão encontre alguma divergência e precisa da presença física do segurado.

Como solicitar a liberação do pecúlio para o INSS?

Todas as pessoas que se aposentaram antes de 1994 e tenham voltado a trabalhar, contribuindo para o INSS, podem pedir a liberação de pecúlios. No entanto, serão somados apenas os valores pagos até a data informada anteriormente.

Para fazer a solicitação, siga o passo a passo:

1 – Entre no portal do Meu INSS

2 – Depois de efetuar o login, clique na opção Agendamentos/Requerimentos.

3 – Vá para “novo requerimento” – “atualizar”;

4 – Atualize os dados que precisam da sua atenção e clique em “avançar”;

5 – Digite a palavra “pecúlio” e pesquise;

6 – Selecione o serviço desejado.

Caso o seu atendimento exija a presença física em alguma agência do INSS, aparecerá uma mensagem informando sobre isso.

É possível acompanhar o andamento da sua solicitação através do portal do INSS, também na área de Agendamentos/Requerimentos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário