scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! Perigos que o pneu careca representa para você e seu carro

Confira os 6 maiores perigos que o pneu careca representa para sua segurança e para a manutenção do automóvel. Fique ligado para não acabar no prejuízo.



Um dos itens que merecem atenção especial na hora de fazer manutenção do carro são os pneus. Rodar com um pneu careca é algo que pode comprometer a segurança do motorista e do passageiro além de danificar outras peças do veículo. Confira seis perigos que envolvem o pneu velho e muito gasto.

Veja também: Novo ‘carro de aplicativo’ chinês chega ao Brasil em julho; saiba qual o preço

1 – Cresce a chance de atolar o carro

O pneu careca perde os sulcos que ajudam a fazer o veículo passar por terrenos irregulares e instáveis, como terra, areia e lama. Isso faz com que seja quase certo o fato de o carro atolar no meio do caminho. Se você estava economizando nos pneus, saiba que vai precisar gastar com um reboque.

2 – Derrapa em poça de água (aquaplanagem)

Pelo mesmo motivo citado acima, as chances de o motorista derrapar em grandes poças d’águas aumentam consideravelmente. O pneu careca perde aderência ao solo em terrenos molhados, já que não existem veios por onde a água pode ser eliminada. Para evitar acidentes, mantenha os pneus em dia.

3 – Diminui a estabilidade do automóvel

Dirigir um carro com um ou mais pneus completamente carecas é uma tarefa bem desconfortável, além de ser arriscada. A estabilidade do veículo fica sensivelmente comprometida dessa maneira.

4 – Gera multas para o motorista

O motorista flagrado irregular terá que pagar R$ 195,23 e vai perder 5 pontos na sua carteira de habilitação. Será que vale a pena tanta dor de cabeça? O melhor é manter os pneus em bom estado no carro.

5 – Pneu careca pode estourar

Algumas pessoas deixam para trocar o pneu até não ter mais jeito mesmo. O problema é que a chance do pneu estourar é grande e não haverá mais como recuperá-lo. Assim, será necessário trocar imediatamente.

6 – Alinhamento fica comprometido com pneu careca

Quanto mais tempo você demorar para trocar o pneu, mais tempo o carro vai acabar rodando desalinhado. O risco de sofrer um acidente aumenta bastante dessa maneira também.




Voltar ao topo

Deixe um comentário