scorecardresearch ghost pixel



Cuidar dos dentes pode ser uma das condições para receber o Auxílio Brasil

Cuidar da saúde bucal pode se tornar uma das condições para receber o Auxílio Brasil.



Cuidar da saúde bucal pode ser uma condição para as pessoas que recebem o benefício do Auxílio Brasil. Esse é um projeto que está em tramitação no Senado Federal e que pretende colocar a saúde bucal na lista de condicionantes do benefício.

Veja também: Veja como deixar o dinheiro que você recebe do Auxílio Brasil, rendendo na conta

Caso for aprovado o beneficiado vai precisar seguir um cronograma para ir a consultas ao dentista. O PL 1.015/2022 altera a já existente Lei 14.284/2021 que relaciona as atuais condições para receber o Auxílio Brasil.

São as mesmas regras do antigo Bolsa Família, hoje em dia as exigências, são:

  • Realização de pré-natal, no caso de beneficiárias grávidas;
  • Cumprimento do calendário vacinal;
  • Acompanhamento do estado nutricional;
  • Frequência escolar dos filhos.

O autor do projeto é o senador Plínio Valério (PSDB-AM), foi ele quem defendeu em colocar a saúde bucal como condicionante para o recebimento do Auxílio Brasil.

Segundo ele, a ideia para criação do texto veio de uma cidadã do Amazonas por meio do Portal e-Cidadania, do Senado Federal.

Caso o projeto seja aprovado, as famílias teriam obrigação de ir ao dentista e também levar as crianças desde os primeiros anos de idade. Segundo o autor, essa ideia pode fazer com que diminua os índices de cáries, doenças da boca e perda precoce dos dentes.

Condicionalidades

Um documento recentemente enviado pelo Ministério da Cidadania, o Governo Federal especificou como funcionam as condicionalidades do Auxílio Brasil. Comumente o não cumprimento das regras, não faz com que perca o benefício imediatamente.

Como é o caso da vacinação, por exemplo. De acordo com Ministério, a família que não cumprir o calendário vacinal, não vai perder o benefício, porém começa a ter ajuda do poder público para receber as vacinas que faltam.

Um dos principais objetivos do Governo Federal é fazer o desenvolvimento infantil e juvenil, através de ajuda para gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes. De acordo com o governo, a primeira infância é prioridade.

E é importante dar as devidas condições para que as crianças desenvolvam habilidades físicas, cognitivas e afetivas, nos primeiros 36 meses de vida principalmente.

Apoios

Para verificar quais são as famílias que atendem as condicionalidades do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania conta com alguns apoiadores, como, por exemplo, o Ministério da Educação, que evita dados de frequência escolar dos alunos.

Por fim, o programa conta, ainda, com o Ministério da Saúde, que é o responsável por enviar as informações de pré-natal das gestantes, e assim a pasta da cidadania pode utilizar informações já existentes, com base em dados para verificar se as famílias se encaixam nas regras básicas exigidas pelo programa do Auxílio Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário