Os dados de muitos brasileiros podem estar em risco por conta de um aplicativo. A plataforma oferece dinheiro em troca de passos. Mas, no fim das contas, uma simples diversão pode terminar mal para os usuários. Entenda os perigos e saiba como se prevenir.
Leia mais: Quer aumentar o limite no Nubank? Siga esses truques
O aplicativo virou febre, principalmente entre os mais jovens. Na teoria, ele faz a contagem de passos como uma forma de incentivar a prática de atividades físicas. Em troca, os usuários ganham dinheiro por isso. Mas a realidade pode ser bem diferente.
Dinheiro por passos
Segundo especialistas da área de tecnologia, o aplicativo que oferece dinheiro em troca de passos quer na verdade ter acesso aos dados dos usuários. Os passos se tornam moedas virtuais, como uma forma de recompensa. O valor pode ser trocado por itens em lojas e leilões dentro do app.
Apesar de parecer inofensivo aos usuários, vários especialistas demonstraram preocupação com a forma que o app se apresenta. Mas, atenção: nenhuma fraude ainda está confirmada em relação ao app. Mas a forma como ele vem sendo divulgado tem gerado estranheza em alguns especialistas.
A preocupação é que a simples brincadeira seja um caminho perigoso quando o assunto é a proteção dos dados dos usuários. Isso porque por meio do GPS habilitado na contagem de passos, a empresa consegue informações sobre os hábitos dos usuários.
Por exemplo, passa a saber onde eles frequentam. A preocupação é a forma como esse tipo de informação será usada pela empresa responsável pelo app.
Até que novos pontos sejam esclarecidos sobre o app que promete dinheiro em troca de passos, a dica é atenção. Antes de usar novos aplicativos que viram febre no mundo todo é importante conferir as vantagens oferecidas e desconfiar de algumas propostas.
Principalmente quando existe a oferta de dinheiro. Afinal de contas, os dados dos usuários são informações valiosíssimas para as empresas.
O que se sabe por enquanto é que o aplicativo virou a moda do momento. Mas muitos especialistas em tecnologia estão de olho na nova febre e querem saber se o app é na verdade um esquema de pirâmide ou fraudulento.