scorecardresearch ghost pixel



Estou na lista de espera do Auxílio Brasil, o que faço para ser aprovado mais rápido?

Ministério da Cidadania é a pasta do governo federal responsável por selecionar os beneficiários do programa.



Com o aumento da pobreza no país, a fila de espera para receber o Auxílio Brasil está novamente cheia. A estimativa é que cerca de 3 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza se enquadram nos critérios do programa e ainda não foram selecionadas.

Leia mais: Quem conseguir emprego de carteira assinada perderá Auxílio Brasil de R$ 400?

O Ministério da Cidadania confirmou que cerca de 40 mil serão adicionadas à folha de pagamento de maio, mas o número não é nem de longe suficiente para aliviar a espera. Nesse cenário, há quem questione se existe alguma maneira de acelerar o processo.

Como receber o Auxílio Brasil mais rápido?

A primeira exigência do governo para quem deseja participar do programa é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Esse registro é feito nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento da prefeitura.

É com base nesse banco de dados que a pasta da Cidadania seleciona os beneficiários do Auxílio Brasil e de outras iniciativas sociais. Por isso, é muito importante garantir que as informações estejam devidamente atualizadas.

As chances de ser selecionado aumentam quando a família está com o cadastro em em dia, já que inconsistências nos dados geram problemas. Sempre que houver qualquer mudança na situação familiar, como nascimento de num membro ou mudança de endereço, é preciso alterar o CadÚnico.

Grupos prioritários

Entre os cidadãos que satisfazem todas as exigências para receber, existem alguns grupos considerados prioritários. Veja quais são eles:

  • Quilombolas;
  • Indígenas;
  • Coletor de material reciclável;
  • Integrantes em situação de trabalho infantil;
  • Membros foram libertados de condições análogas ao trabalho escravo.

Se sua família está um desses grupos, é possível que ele seja aprovada com prioridade nos próximos meses. Para acompanhar a situação da aprovação, baixe o aplicativo oficial Auxílio Brasil (Android e iOS) e consulte as informações usando o CPF do responsável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário