scorecardresearch ghost pixel



Kit antena: Saiba como os inscritos no CadÚnico poderão receber

Veja como que os brasileiros cadastrados no CadÚnico receberão o kit antena.



As famílias que são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que também usam a antena parabólica (TVRO), para assistir televisão, vão receber kits para renovar os aparelhos.

Veja também: CadÚnico: governo vai dar kits de recepção de sinal de TV

Os kits contêm um receptor para compressão de áudio e vídeo, onde é totalmente grátis e possibilita que a família tenha maior qualidade de som e imagem.

Mais informações do Kit para inscritos no CadÚnico

Aproximadamente são mais de 20 milhões de famílias brasileiras, que acompanham o sinal de televisão aberta e gratuita via satélite na Banda C, que será transferida para Banda Ku, para que não tenha interferência na faixa de 3,5 GHz.

A banda 3,5 GHz, está reservada para o sinal 5G, sendo uma frequência de sinal mais elevada, que sera implementada em todas as capitais do país, a partir de junho. Acredita-se que mais de 10,5 milhões, estão cadastrados no programa do CadÚnico.

Depois do lançamento do sinal 5G, que deu início com o codec H.265 como uma diferença para conglomerados, designado para a população de baixa renda. E foi criado um Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para Interferência Problemas no Faixa de 3,625 a 3,700 MHz (Gaispi).

Em abril aconteceu a última reunião do grupo, onde foi aprovado o prazo de cinco dias, no mínimo 90% dos casos para atendimento, ligados a interferência de sinal da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

E como irá funcionar?

A implementação dos kits vai ser acompanhado a medida que os recursos forem usados, para assegurar que as pessoas que usam a televisão ao ar livre via satélite não fiquem desamparadas.

A transferência da Banda C para a Ku, teve que acontecer para liberar a faixa para o sinal 5G e assim atender o cronograma previsto no edital.

A banda larga móvel, vai começar a operar no Brasil a partir do dia 30 de junho em algumas cidades. Já em 2023, vai ser a vez das cidades com mais de 500 mil habitantes e assim por diante, até se completar o cronograma no ano de 2026.

Quem tem direito do Kit antena grátis?

Tem direito ao kit antena grátis, todos os brasileiros que são cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses brasileiros podem fazer a solicitação do Kit antena gratuitamente.

Principalmente os beneficiários do Bolsa Família, que não tem condições de comprar uma televisão nova. O kit vai ser destruído gratuitamente, para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Com isso, essas famílias vão ter acesso à TV Digital Gratuita do Governo, sem qualquer tipo de custo.

Vale lembrar que não é apenas o Bolsa Família, que faz parte do CadÚnico, outros programas do Governo, também fazem parte, sendo eles:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Minha Casa Minha Vida.

Se você for inscrito em algum desses programas, veja a disponibilidade do Kit na sua cidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário