Já imaginou ter um certificado de um curso da Universidade de Harvard, considerada uma das mais famosas do mundo? Pois saiba que isso é possível. A Fundação Estudar atualizou e disponibilizou sem custo o curso CC50, de introdução à ciência da computação.
Leia mais: Recursos que o carro oferece para economizar combustível e quase todo mundo ignora
O ponto positivo é que as aulas estão disponíveis gratuitamente na internet e com legendas em português. O CC50 completou dez anos em 2021 e ganhou uma nova versão com alta resolução e que agrega as atualizações que foram surgindo nos últimos tempos.
Novo formato do programa
O programa passou por uma expansão e agora dura um total de 11 semanas – anteriormente eram 10. As aulas estão disponíveis no ambiente de desenvolvimento do próprio curso de Harvard. Vale destacar que CC50 é a tradução do original CS50, porém, sendo o foco o público falante da língua portuguesa.
As aulas oferecidas pelo módulo podem ser uma boa oportunidade para quem deseja iniciar uma carreira em tecnologia ou já atua na área e quer aprender mais sobre programação.
Como são as aulas do CC50?
Ao todo, o módulo é composto de 25h de aula com vídeos de teorias e estudos de casos. Os conteúdos ministrados são:
- Introdução à Programação e à Ciência da Computação;
- Como pensar algoritmicamente e solucionar problemas de programação de forma eficiente;
- Apresentação e familiaridade com linguagens de programação, como C, Phyton, SQL e Java Script, além de CSS e HTML;
- Conceitos de algoritmos, abstração, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web;
- Dicas de como desenvolver e apresentar um projeto final.
Como se inscrever no curso online gratuito de Harvard
Para cursar e atender o CC50, basta acessar a página do curso e clicar na aba “Quero fazer minha inscrição”. Na página que se abrir, é necessário preencher um formulário, confirmar os dados e assim acessar o curso completo.
Na plataforma é possível acessar todos os módulos de aulas, além de uma apostila com material complementar.