scorecardresearch ghost pixel



FGTS duplo HOJE: saiba quem pode e como sacar

Trabalhadores de todo o país podem participar de duas rodadas de resgate ao saldo do FGTS ao mesmo tempo.



Os depósitos das modalidades tracionais de resgate ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), como no caso de demissão sem justa causa, seguem ocorrendo normalmente. Além delas, cerca de 42 milhões de trabalhadores também terão acesso ao saque extraordinário do fundo.

Leia mais: Aposentadoria do INSS: veja como fica o cálculo do benefício com a nova lei em vigor

Isso significa que alguns brasileiros terão a oportunidades de realizar duas retiradas neste ano. A segunda possibilidade, além da citada, é o saque-aniversário do FGTS. Veja mais detalhes abaixo.

Saque extraordinário do FGTS

Todos os trabalhadores com saldo nas contas vinculadas podem retirar até R$ 1 mil de suas contas ativas ou inativas. A única exigência é que não tenham utilizado os recursos em operações de crédito com garantia ou que ele esteja bloqueado por decisão judicial.

A medida anunciada pelo governo tem como objetivo injetar bilhões de reais na economia. Para movimentar os recursos, basta baixar o aplicativo Caixa Tem e acessar a conta digital criada automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

O cidadão poderá sacar até o dia 15 de dezembro. Os repasses começaram em abril e seguem a ordem do mês de aniversário dos cotistas, veja:

Mês de nascimento Recebe em
Janeiro 20/abr
Fevereiro 30/abr
Março 04/mai
Abril 11/mai
Maio 14/mai
Junho 18/mai
Julho 21/mai
Agosto 25/mai
Setembro 28/mai
Outubro 01/jun
Novembro 08/jun
Dezembro 15/jun

Saque-aniversário do FGTS

A outra maneira de ter acesso ao saldo é o saque-aniversário do FGTS, uma modalidade alternativa ao saque rescisão. Quem opta por ela tem direito a um percentual do valor acumulado, todos os anos, sempre no mês de seu aniversário. Em alguns casos também é liberada uma parcela fixa adicional.

A migração pode ser feita pela internet, no aplicativo FGTS, ou nas agências da Caixa. Vale destacar que quem escolhe essa opção perde direito a resgatar o saldo total em caso de demissão sem justa causa.

Confira o calendário do saque-aniversário:




Voltar ao topo

Deixe um comentário