scorecardresearch ghost pixel



Governo publica lista de produtos da agricultura familiar com bônus de desconto em maio

No estado do Ceará, o maracujá teve maior bônus concedido (31,55%), seguido pelo açaí (27,89%), no estado do Acre.



Saiu a lista de produtos que receberão bônus do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar) em maio. O documento foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feria, 10, e tem validade até o dia 9 de junho.

Leia mais: Como saber se vou receber o benefício do vale-gás de R$51 em junho?

O PGPAF concede bônus de desconto no pagamento de parcelas ou na liquidação das operações de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para produtos que tiveram preço de mercado inferior ao preço de garantia.

O cálculo do valor é feito mensalmente pela Companhia Nacional Abastecimento (Conab), órgão ligado ao Ministério da Agricultura.

Lista de produtos

Em relação ao mês passado, foi mantido na lista o feijão caupi no Amapá, em Mato Grosso e no Tocantins. O mesmo vale para a banana, em Alagoas e Pernambuco; para a juta/malva no Amazonas; e para o maracujá, no Ceará. O bônus também permanece para o cacau cultivado no Amazonas.

O maracujá, no Ceará, recebeu o maior bônus ( 31,55%), seguido pelo açaí (27,89%) no Acre. O terceiro lugar ficou com o feijão caupi, no Amapá, com 22,8%.

Outra novidade é que a borracha foi incluída na lista para o Maranhão. Já o açaí, no Amapá, e o feijão caupi, no Maranhão, deixam de bonificar.

A lista completa de produtos com o percentual do bônus de desconto pode ser consultada nesta portaria.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário