scorecardresearch ghost pixel



INSS aumenta 25% na aposentadoria para grupo; Conheça quem recebe

Objetivo é fornecer subsídios para que o segurado pague pelo trabalho de um cuidador e tenha uma qualidade de vida melhor.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece um benefício ao trabalhador incapaz de realizar qualquer atividade laborativa permanentemente ou quando o segurado não pode ser reabilitado em outra profissão. Nesses casos, é disponibilizado a aposentadoria por invalidez.

Leia mais: Auxílio-reclusão: Saiba quem pode receber o polêmico benefício do INSS

O benefício é repassado enquanto durar a invalidez, com o segurado sendo reavaliado pelo INSS a cada dois anos. Isso se dá por meio de avaliação da perícia médica da autarquia. Mas sabia que é possível receber um adicional de 25% na aposentadoria nesses casos? Saiba mais a seguir!

O que é o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez?

Trata-se de um serviço voltado para quem é aposentado por invalidez e depende de terceiros para realizar atividades do dia a dia, como higienização, alimentação e outros.

Seu objetivo é fornecer subsídios para que o segurado pague pelo trabalho de um cuidador e tenha uma qualidade de vida melhor. Para ter direito a este benefício, ele deve passar por avaliação da perícia médica.

Quem pode solicitar o benefício?

Tem direito a pessoa que já é aposentada ou está em avaliação para a aposentadoria por invalidez. Além disso, ela precisa ter uma ou mais das seguintes enfermidades:

  • Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo que o uso prótese seja possível;
  • Perda de um braço e uma perna, quando o uso de prótese for impossível;
  • Em caso de cegueira total;
  • Para casos de perda de nove ou mais dedos das mãos;
  • Em situações de paralisia dos dois braços ou pernas;
  • Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
  • Em caso de alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social. Isso significa dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
  • Para o caso de doença que deixe a pessoa acamada; e
  • Em situações relativas à incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Como solicitar o acréscimo de 25% no valor da aposentadoria do INSS?

Para entrar com a solicitação, o aposentado deve entrar no site Meu INSS e clicar na opção “Novo Pedido”. Em seguida basta digitar o nome do benefício desejado e prosseguir com as demais etapas da solicitação.

O que dirá se o aposentado tem direito ao aumento de 25% no valor do benefício será a avaliação da perícia médica do INSS. Além disso, mesmo após a análise do caso, o resultado final também dependerá da aprovação do supervisor das avaliações médicas do INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário