scorecardresearch ghost pixel



INSS: conheça 3 benefícios que os segurados têm direito e nem imaginam

Muitos segurados têm direito a alguns benefícios do INSS em condições específicas e desconhecidas por muita gente. Entenda cada caso.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de vários benefícios, alguns deles até desconhecidos por boa parte dos segurados. Por isso hoje vamos te mostrar três deles, que muita gente tem direito, mas sequer sabe que existe.

Leia mais: Liberado PIX de até R$ 2.000 para saques em dinheiro; Saiba como fazer

O principal motivo para o desconhecimento é que alguns desses benefícios são mais difíceis de serem liberados pelo INSS. Mas isso não quer dizer que o segurado tenha que deixar o direito de lado. Por isso, veja quais benefícios você pode solicitar.

Benefícios que segurados têm direito

Entre os benefícios está o auxílio-doença. Ele é conhecido, mas não na condição que vamos citar. Você sabia que pode ter direito ao auxílio em caso de cirurgia plástica? Pois é, isso é possível.

Pela regra, a Previdência tem que conceder o auxílio-doença nos casos em que a pessoa está incapaz de retornar ao trabalho temporariamente. Por isso, uma pessoa que fez lipoaspiração, por exemplo, pode ter o auxílio-doença.

Desde que comprove a situação por meio de laudos. Outra exigência é a carência de 12 contribuições ao INSS antes de passar pela cirurgia.

Outro direito que muita gente não usa é o salário-maternidade em casos de abordo ou adoção. Normalmente o benefício é usado pelas mães que acabaram de dar a luz. Mas a regra também amplia o salário para casos de abortos legais, seja espontâneo ou em consequência de estupro.

Se for no caso da adoção, o segurado deve apresentar a documentação que comprove a chegada de um novo membro na família. Basta reunir toda a papelada e entrar com o pedido junto ao INSS.

Podemos falar também de outro benefício que os segurados têm direito, mas quase não usam. É o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez. Vale para as pessoas que conseguiram a aposentadoria e, por conta das limitações, precisam da ajuda de profissionais nas atividades do dia a dia.

Para garantir esse direito é preciso atender aos requisitos, como ter cegueira total, perda de nove ou mais dedos das mãos, perda das pernas e outras situações que permitem o pedido do benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário