scorecardresearch ghost pixel



INSS: perícia deixará de funcionar em alguns estados; veja quais

A perícia médica do INSS está suspensa no estado da Bahia. Milhares de segurados estão prejudicados pela falta de servidores.



Com pouco mais de um mês, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem afetado a vida de milhares de brasileiros. A paralisação começou em 23 de março e, como consequência, a perícia médica será suspensa em alguns estados. É o caso da Bahia.

Leia mais: Novo vilão do supermercado: por que o tomate lidera aumento dos preços?

Os servidores pararam as atividades em 25 estados e também no Distrito Federal. Eles cobram o reajuste de 19,9% nos salários, além da realização de concurso público.

Perícia médica será suspensa

A longa fila por atendimento está ainda maior com a paralisação dos servidores do INSS. Os pedidos de benefícios se acumulam e os cidadãos que precisam de assistência seguem sem previsão de quando terão a concessão dos benefícios.

 

Dessa forma, enquanto a paralisação continua, os estados estão com os atendimentos comprometidos. Na Bahia, por exemplo, a perícia médica foi suspensa. São 140 pontos de atendimento do INSS em todo o estado. Com a perícia médica suspensa, mais de 22 mil pedidos não foram atendidos durante o mês de greve.

Apesar disso, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência do Estado da Bahia esclareceu que o problema se arrasta há anos. E que, por isso, não se trata de uma consequência da paralisação e sim da falta de profissionais no INSS.

“O maior problema do INSS é a não reposição do quadro de pessoal”, disse o presidente do Sindicato, Edivaldo Santa Rita. A situação se agrava diante do desligamento de servidores e também por conta da aposentadoria de muitos profissionais.

 

Essa é inclusive uma das cobranças dos servidores durante a greve. A dificuldade em atender a demanda por atendimentos se justifica pela falta de um concurso público para preencher o quadro de colaboradores do INSS, não só na Bahia como também em outros estados brasileiros.

De acordo com dados do Sindicato, só na Bahia seriam necessários mais 1,1 mil profissionais para darem conta de toda a procura por atendimento.

Sem que exista uma negociação com a categoria e previsão de fim da greve, a perícia médica será suspensa. Por isso, a orientação do Ministério do Trabalho e Previdência é para que os segurados reagendem o atendimento por meio do aplicativo “Meu INSS”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário