Tomar pouca água pode causar uma série de consequências ruins para o seu organismo. Mesmo que existam alimentos ricos em líquidos, a verdade é que o organismo precisa de uma dose de água mínima para ficar hidratado e funcionar adequadamente.
Veja também: Ciência: conheça qual é a fruta que faz bem ao coração
Não existe um consenso sobre o que seria exatamente equivalente a tomar “pouca água”. O que se sabe é que a média recomendada de litragem par qualquer pessoa fica em torno dos 2 litros ao dia.
Se você tomar pouca água, estes são sintomas que podem ocorrer:
Pessoas que tomam pouca água podem apresentar uma série de sintomas desagradáveis, tais como:
- Dores de cabeça;
- Intestino preso;
- Ressecamento da pele;
- Imunidade baixa;
- Aumento do peso;
- Baixa memória.
Mais erros relacionados ao hábito de tomar água para você evitar:
– Beber grande quantidade de uma vez só
Realmente é preciso tomar bastante água por dia, porém você não pode tomar toda a quantidade necessária de uma vez só. Imagine tomar 2 ou 3 litros de água em apenas 2 ou 3 minutos. Porém, muitas pessoas resolvem fazer algo parecido e tomar uma enorme quantidade de água de uma única vez.
A grande quantidade de água de uma única vez pode causar distensão abdominal e sobrecarregar os rins. Além disso, a pessoa também tem chances de apresentar hiponatremia, caracterizada pela baixa concentração de sódio no organismo.
– Beber água parada muito tempo
Encher uma garrafa de dois litros de água, deixar em cima da mesa do trabalho e tomar um pouco hoje e o resto amanhã não é uma boa ideia. A garrafa conta com bactérias em seu interior que podem se proliferar rapidamente no líquido.
Ao deixar a água parada por muito tempo aumentam as chances de contaminação. Por isso, troque o líquido depois de algumas horas, no máximo.
– Beber água muito gelada
Tomar água em uma temperatura muito baixa pode fazer a pressão arterial cair rapidamente. Além disso, a baixa temperatura tende a gerar contrações no esôfago. Sempre beba água um pouco fria ou em temperatura ambiente.