scorecardresearch ghost pixel



Beber muita água pode prejudicar sua saúde e leva-lo a morte

Saiba por que beber bastante água pode prejudicar sua saúde.



A água é um dos itens mais essenciais para a vida humana, afinal, somos compostos entre 60% e 70% por este elemento, inclusive um dos órgãos mais importantes, o cérebro. Um humano pode passar semanas sem se alimentar de nada e continuar vivo, com suas funções reduzidas, mas vivo, mas não é possível chegar a 4 dias sem beber água.

Veja também: Por que beber água nas refeições pode engordar? Entenda o que acontece dentro de você

Esse importante nutriente é essencial para a vida na Terra e possui diversas funções no organismo, mas o que nem todos sabem é que a água também possui o seu lado que gera danos para o funcionamento dos órgãos e pode levar a morte.

Segundo um especialista de universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, as pessoas costumam se precipitar acreditando que o simples fato de beber água vai gerar ganhos a saúde. Indo além, o cientista critica as medidas presentes na internet “beba 3 litros por dia e melhore a pele” “você precisa beber 4 litros para ser saudável”.

Na realidade, as pessoas necessitam de muito mais coisas do que simplesmente beber água. Em outras palavras, o especialista em rins disse que cada pessoa possui o seu ritmo, e o que hidrata um não serve para outro.

Sendo assim, apenas beber água não é o suficiente para se hidratar, pois, este processo depende de uma série de outros nutrientes que estão no corpo.

Ou seja, você pode beber dezenas de copos para se hidratar e não conseguir ou até mesmo beber apenas dois e estar com os níveis equilibrados dentro do organismo.

De quanta água é preciso para se hidratar?

A resposta para esta pergunta é muito mais complexa do que parece, na realidade não existe uma receita pronta “beba 5 copos” “2 litros por dia”. Existem fatores internos no seu corpo ou externos que vão influenciar muito na quantidade necessária para assegurar o andamento de suas funções.

  • Esses fatores são:
  • Temperatura externa;
  • Respiração;
  • Seu tamanho;
  • Peso;
  • Suor.

Assim como o seu estado de saúde também pode interferir como, pressão alta, insuficiência renal, pedras nos rins, insuficiência cardíaca entre outros. Você já deve ter ouvido o ditado popular “tudo em excesso faz mal”. Isso é uma tremenda verdade, e se aplica até mesmo a um bem tão indispensável para a vida humana.

O estudo dirigido na Universidade do Alabama, apontou que, se você ingerir uma alta quantidade de líquido, indo além do que seu rim pode excretar, os eletrólitos que estão presentes na corrente sanguínea vão passar a se encontrarem diluídos gerando um grande mal-estar.

E caso a ingestão de líquidos continue em casos extremos pode gerar hiponatremia. Essa condição vai gerar inchaço cerebral, danos no sistema nervoso problemas neurológicos e convulsões que vai levar á morte.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário