scorecardresearch ghost pixel



Nova carteira de identidade já pode ser emitida e será obrigatória

A nova carteira de identidade será obrigatória no Brasil para as pessoas com menos de 60 anos. Veja até quando vale o documento atual.



A nova carteira de identidade passa a ter um único número de identificação. Agora é pelo CPF. Antes, cada brasileiro poderia ter até 27 números de RG. Ou seja, um para cada estado. Com as mudanças, veja quando será preciso pedir o novo documento.

Leia mais: Como consultar a parcela de maio do Auxílio Brasil pelo CPF?

De acordo com o governo federal, o atual modelo de RG deixará de existir. Agora o documento passa a ter um código de barras, que vai trazer mais segurança na checagem de autenticidade por meio do QR Code.

Nova carteira de identidade

Os brasileiros vão ter o documento em dois formatos: físico e digital. Os estados já podem emitir a nova carteira de identidade desde 1º de março.

Apesar disso, os institutos responsáveis pela emissão têm até o ano que vem para se adequarem. Outro detalhe é que o cidadão não precisa correr para ter o novo documento.

O RG atual seguirá valendo. O governo autorizou o uso pelo prazo de 10 anos, para quem tem menos de 60 anos. Para os cidadãos com idade acima disso, o atual RG não perderá a validade.

Aos poucos, o número de RG deixará de existir, já que os novos documentos já virão com o cadastro unificado pelo CPF. Assim, independentemente do estado de emissão da segunda via, o número será o mesmo.

Veja como fica a validade do atual RG:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Dessa forma, a nova carteira de identidade brasileira só passará a ser obrigatória a partir de 2032, quando o documento de todos os adultos com prazo de 10 anos estiver vencendo. Quando chegar a hora, a carteira será emitida pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário