O Governo Federal divulgou no mês de fevereiro deste ano a nova carteira de identidade, ou o novo RG, como muito também chamam. De fevereiro para cá, muitas novidades foram surgindo desde a liberação, uma dessas novidades é que o novo RG vai ser aceito em viagens internacionais.
Veja também: RG Digital: já preciso trocar a carteira de identidade?
E também além de usar o CPF como número de identificação do cidadão brasileiro e incluir o QR Code, para ajudar ainda mais na análise das informações da pessoa de forma segura e digital, a nova carteira de identidade, vai ser emitida com padrão internacional.
Ou seja, nela vai ter o código Machine Readable Zone (MRZ), que é usado em passaportes, para fazer a leitura da titular, principalmente em aeroportos. Seguindo por essa linha o novo RG, vai ser usado como um “documento de viagem”, válido em alguns países.
Quais países vão aceitar a nova carteira de identidade?
Está previsto que o Novo RG, sera usado como documento de viagem, somente nos países do Mercosul, ou seja:
- Brasil;
- Argentina;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Venezuela (foi suspensa atualmente).
Esse Novo RG, tem como objetivo trazer mais praticidade na hora de ler as informações do viajante. Vale lembrara que a nova carteira de identificação, não vai substituir o passaporte, que ainda vai ser necessário, pois ainda contém dado da pessoa que o Novo RG ainda não tem.
Nova carteira de identidade
A previsão é que o documento de identidade também vai receber um aplicativo com capacidade para armazenar vários dados do cidadão, como, por exemplo, carteira de vacinação, carteira de trabalho e carteira de habilitação (CNH).
Embora seja uma forma mais prática e rápida de acessar as informações, o Novo RG, não vai substituir totalmente a versão física desses outros documentos.
Ressaltando que não vai ser necessário fazer a troca imediata do RG antigo pelo atual. As pessoas com até 60 anos de idade, vão ter até 10 anos para fazer a mudança. Já as pessoas que estão acima dessa faixa etária, de acordo com o decreto, vão poder usar o atual RG (antigo) por tempo indeterminado.
O que vai constar na nova carteira de identidade?
Fizemos uma breve lista do que vai constar na nova carteira de identidade, você vai poder carregar tudo em um documento só, lembrando que ainda vai substituir os todos esses documentos físicos.
- Documento de identidade profissional;
- Carteira nacional de saúde;
- Números de NIS/PIS/Pasep;
- Indicativos de pessoas com necessidades especiais;
- Código Internacional de Doenças (CID);
- Carteira de vacinação
- Carteira de habilitação.