scorecardresearch ghost pixel



Motorista terá que renovar habilitação após lançamento da nova CNH?

Novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitido a partir do dia 1º de junho de 2022 em todo o país.



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução criando o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O documento atualizado começa a ser emitido a partir do dia 1º de junho de 2022 para condutores de todo o país.

Leia mais: Quem pode e quanto custa solicitar o Novo RG?

Mas e para que usa a versão antiga da habilitação, como fica? Será necessário substituir o documento?

De acordo com o órgão de trânsito, quem usa a CNH antiga não precisa correr para trocar o documento logo após o lançamento. A substituição será feita de maneira gradativa, à medida que os motoristas precisarem renovar a habilitação e emitir sua segunda via.

Nova CNH

O documento terá mudanças no design, que continua predominantemente verde, mas passa a ter novos detalhes em amarelo. Outra alteração é a inclusão de uma tabela para identificar os tipos de veículo que o cidadão está apto a pilotar.

Além disso, ela poderá ser expedida de forma física e digital. Na primeira coluna será possível verificar a categoria da CNH, com uma imagem do automóvel na frente e a informação indicando se o condutor está habilitado a conduzir aquele tipo de veículo. Confira uma imagem da nova habilitação:

Para quem tem apenas a permissão para dirigir, será exibida a letra “P” na carteira. Quem já tem o documento definitivo será identificado pela letra “D”.

A novidade ainda inclui informações sobre o uso da CNH para fins profissionais, bem como um campo exclusivo para eventuais restrições médicas e de saúde. O modelo também vem com código QR, onde serão armazenadas todas as informações pertinentes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário