scorecardresearch ghost pixel



Os alimentos ricos em ferro que você precisa consumir regularmente

Consumir alimentos ricos em ferro é importante para o funcionamento saudável do organismo e para prevenção de doenças.



O ferro é um mineral encontrado em abundância em nosso planeta, tem papel importante tanto no desenvolvimento da civilização atual, como em nosso organismo. É um nutriente fundamental para nossa vida, é ele quem transporta o oxigênio por todo o corpo humano através da formação da hemoglobina.

Veja também: Lanche para diabéticos: descubra a opção que não desregula a glicose

A falta de ferro pode provocar diversas consequências como enfraquecimento de nosso sistema imunológico, o que nos torna suscetíveis a inflamações e infecções, além de causar quedas de cabelo, palidez, tonturas, fraquezas, falta de apetite, cansaço extremo e dificuldade de concentração entre vários outros prejuízos.

Portanto, consumir quantidades de ferro suficientes para que o corpo esteja abastecido é importante para estarmos com uma saúde forte. Também vale mencionar, que o ferro ajuda na síntese de DNA e favorece o metabolismo energético e previne a anemia.

Vamos conhecer quais os alimentos ricos em ferro que você precisa colocar na dieta com regularidade.

Alimentos ricos em ferro que você precisa consumir regularmente

O alimento mais rico em ferro, sem dúvida, é a carne vermelha, mas não podemos nos esquecer de opções como o frango, ovos, peixes, pois são boas fontes proteicas ricas em ferro também. 

Outros alimentos como vegetais, grãos, legumes e verduras são fontes de ferro, só que com menor absorção. Vale destacar, que para aumentar a absorção de ferro, o ideal é consumi-lo acompanhado com alguma fonte de vitamina C.

Cereais

Exemplos de alimentos fontes de cereais que você pode incluir na sua dieta são as massas integrais, cevada, trigo, aveia e quinoa. São encontrados aproximadamente 5mg a cada 100 gramas de algum cereal. Como existem diversos tipos de cereais, o recomendado é consumir com moderação e variando o consumo de cada um deles.

Beterraba

A raiz da beterraba é auxiliar na manutenção do coração, dos ossos, cérebro e, ainda, colabora no equilíbrio do índice glicêmico.

Peixes

Os peixes são alimentos essenciais para manter na dieta, pois além de serem ricos em ômega 3, são fontes ricas de ferro. Para você entender melhor, a cada 100 gramas de peixes temos cerca de 0,5 a 1 mg de ferro.

Leguminosas

Se você não gosta de comer feijão ou lentilha, saiba que está deixando de ingerir boas fontes de fibras, proteínas e de ferro. A cada 100 gramas de um prato de feijão tem aproximadamente 2 mg de ferro. O ideal para não enjoar e aproveitar todos os nutrientes desses alimentos é diversificar o consumo.

Vegetais-verdes-escuros

Alimentos como espinafre, couve e o brócolis são excelentes fontes de ferro. A cada 100 gramas oferece cerca de 3,1 mg de ferro. Mas para você aproveitar bem os nutrientes, o ideal é que seja consumido crus.

Temperos

Podemos encontrar o ferro em alguns temperos, como por exemplo, o coentro que a cada 100 gramas possui cerca de 81,4 mg de ferro (bastante, não é mesmo?). Outra opção bem interessante, é o cominho que tem 66,4 mg de ferro a cada 100 gramas. 

Carnes vermelhas 

As carnes vermelhas são as campeãs em fornecimento de ferro, a cada 100 gramas temos cerca de 5 mg do mineral. No entanto, opções como carne de fígado, coração e rins possuem concentrações elevadas de ferro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário