scorecardresearch ghost pixel



Pessoas manipuladoras apresentam estas 3 características; confira

Conheça 3 sinais que podem evidenciar as pessoas manipuladoras. Se você está em um relacionamento abusivo, busque ajuda e tente se livrar dessa situação prejudicial.



Ser manipulado é um problema delicado e vivido por inúmeras pessoas atualmente. Os famosos relacionamentos abusivos acabam com a individualidade e com a autoestima de uma pessoa. O problema é que nem sempre é fácil identificar quais são as pessoas manipuladoras. Confira três sinais para fugir de um relacionamento que vai apenas lhe fazer mal.

Veja também: Conheça as habilidades que serão exigidas pelo mercado de trabalho no futuro

– Relações íntimas são mais vulneráveis

Pessoas manipuladoras se aproveitam, principalmente, de relações íntimas com outras pessoas para exercer a manipulação. É mais fácil exercer controle e tortura mental em outras se o indivíduo estiver em uma relação de afeto. A maioria dos manipuladores são membros da família, amigos íntimos ou cônjuges.

A confiança e a relação de dependência são propícias para conseguir ter acesso às dores emocionais de uma pessoa. Ao identificar as fraquezas da vítima, a pessoa exerce a manipulação com maestria. Fique atento ou atenta às suas relações pessoais mais íntimas.

– Pessoas manipuladoras projetam culpa

Um dos sentimentos mais utilizados para manipular outras pessoas é a culpa. O sentimento de se sentir culpado ou responsável por algo pode aparecer de diversas maneiras e em situações bem inusitadas. A vítima sente que deveria fazer algo para agradar seu manipulador e, por não conseguir, acaba se sentindo culpada.

É possível que a pessoa também se coloque como culpada por estar em uma relação abusiva, sem forças para sair dela. Essa é uma armadilha incrivelmente comum e que precisa de grande esforço ou de ajuda externa para ser combatida.

– Desrespeito e violação de limites

Pessoas manipuladoras costumam desrespeitar as vítimas e, frequentemente, ultrapassam os limites do convívio. É normal que a pessoa manipulada se sinta diminuída ou menosprezada o tempo todo. Ainda assim, por trabalhar com culpa e intimidade, é cada vez mais difícil se desvencilhar do seu opressor ou opressora.

Vale a pena reforçar que pessoas manipuladoras podem ser homens e mulheres. Relacionamentos abusivos não ocorrem só por parte da figura masculina, embora seja mais comum.

Sempre que identificar que alguém está te manipulando, a melhor saída é procurar ajuda e cortar os laços até ter espaço para pensar e entender o que sente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário