scorecardresearch ghost pixel



Pis/Pasep terá saque triplo em 2022? Veja quem será contemplado

Saiba quem sera beneficiado pelo Saque triplo do PIS/PASEP agora em 2022.



Foi encerrado no dia 31 de março de 2022 pela Caixa Econômica Federal o depósito do abono salarial do PIS/Pasep do calendário de 2022. Entre o dia 8 de fevereiro e o último dia do mês passado, mais de 24 milhões de trabalhadores recebem o valor de R$ 1.212, referente ao abono salarial do ano base de 2020.

Veja também: Saque triplo do PIS/Pasep “esquecido” pelos trabalhadores é liberado pela Caixa

Porém, esse não é o único saque liberado pelo banco este ano. Muitos brasileiros ainda podem regatar parte do dinheiro “esquecido” referente ao abono salarial de calendários anteriores. Veja a lista de saques disponíveis do PIS/Pasep em 2022.

O Pis/Pasep 2020 ainda está disponível?

Aproximadamente 478 mil brasileiros ainda conseguem sacar o abono salarial, PIS/Pasep pago em 2022. A liberação do benefício foi entre os meses de fevereiro e março, para 24,3 milhões de brasileiros, que trabalharam com carteira assina durante o ano base de 2020.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 125 milhões de trabalhadores da rede privada ainda não fizeram o saque do abono salarial PIS. E o Pasep, pago pelo Banco do Brasil para os servidores públicos, cerca de 353 mil servidores ainda não fizeram o saque.

Para ambos os grupos o prazo final para a retirado do abono é até dia 29 de dezembro de 2022. Tem direito de receber o abono salarial os trabalhadores que trabalharam pelo menos 30 dias de carteira assinada, durante o ano-base de 2020.

O formato original é que o abono fosse pago entre junho do ano passado e o primeiro semestre desse ano, porém o calendário foi adiado pelo Governo Federal. Para saber se você tem direito de receber o abono salarial, basta fazer uma consulta com seu CPF, pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

E além de ter trabalhado pelos menos 30 dias de carteira assinada no ano base, o trabalhador precisa ser cadastrado no PIS/Pasep no mínimo 5 anos e ter recebido renumeração de até dois salários mínimos.
E ainda ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Pis/Pasep 2019 ainda está disponível?

Esta disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o segundo saque do abono salarial Pis/Pasep referente ao abono salarial para aqueles que trabalharam com carteira assinada no ano de 2019.

No ano de 2022, cerca de 320 mil trabalhadores podem solicitar o saque do abono Pis/Pasep “esquecido”, ou seja, o dinheiro que não foi sacado durante o calendário que durou entre os anos de 2020 e 2021.

Para que o cidadão possa ter direito ao abono salarial de 2019, as regras são exatamente as mesmas que já citamos acima, que são, carteira assinada por no mínimo 30 dias no referente ano, ser cadastrado a pelo menos cinco anos no Pis/Pasep e ter tido uma renumeração média de até dois salários mínimos.

Já os brasileiros que trabalharam no mínimo 30 dias nos dois calendários-base, ou seja, 2019 e 2020, são as pessoas que vão poder fazer saque duplo do abono salarial.

Para fazer a solicitação do abono salarial deve ser feita pelo próprio trabalhador mediante recurso administrativo apresentado por e-mail ou em uma superintendência do Ministério do Trabalho. De acordo com o Dataprev o prazo final para fazer a solicitação, vai até o dia 31 de maio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário