scorecardresearch ghost pixel



Saque triplo do PIS/Pasep “esquecido” pelos trabalhadores é liberado pela Caixa

Saiba detalhes sobre o saque triplo do PIS/Pasep "esquecidos" que foi liberado pela Caixa.



Depois da liberação do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020, a Caixa Econômica Federal ainda segue com o cronograma de saques PIS/Pasep aberto para mais de três modalidades.

Veja também: Trabalhou entre 1971 e 1988? Você pode sacar o PIS/Pasep

As três modalidades estão ligadas a dinheiro que já foi disponibilizado em algum momento, mas que os trabalhadores que ainda não realizaram o saque do benefício.

São duas modalidades referentes ao abono salarial e a outra modalidade que é referente as contas do PIS/Pasep o que mais de 10 milhões de pessoas podem receber.

Sobre o abono salarial esquecido

As duas primeiras modalidades são relacionadas ao saque que já foi efetuado pelos trabalhadores que são referentes ao abono, PIS/Pasep ano-base 2020 e ano-base 2019.

Com isso os trabalhadores vão ganhar uma nova oportunidade de saque do benefício que foi “esquecido”, que via continuar disponibilizado até o mês de dezembro.

Nos dois casos é preciso se encaixar nos seguintes requisitos abaixo:

  • Ter trabalhador de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês no ano-base;
  • Estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep no ano-base.

Caso você tenha trabalhado em 2019 ou 2020, ou nos dois anos respectivamente, e se encaixa nos requisitos acima e ainda não realizou o saque, é bem provável que você tenha dinheiro para receber.

Em casos do abono salarial de 2020, os trabalhadores podem receber o valor de até R$1.212,00, e o abono salarial de 2019, o valor é de até R$1.100,00.

Caso você não tenha recebido o abono e se encaixa nos requisitos, você deve baixar a Carteira de Trabalho Digital em seu celular e consultar se você tem direito ao benefício.

Vale ressaltar que no caso do trabalhador que exerceu atividade em 2019, vai ser necessário solicitar o benefício da seguinte maneira.

  • Presencialmente levando um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou
  • pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, trocando a sigla “uf” pela sigla do seu estado.

Cotas do PIS/Pasep

Esse benefício é disponível para mais de 10 milhões de pessoas que trabalharam entre os anos de 1970 e 1988 e que não tenha realizado os saques das cotas.

As cotas do Fundo PIS/Pasep, não tem ligação com o abono salarial, pois enquanto o abono é pago para os trabalhadores com direito todos os anos. As cotas do fundo PIS/Pasep são agas somente uma vez na vida dos trabalhadores que exerceram atividade entre os anos de 1970 e 1988.

Mas atenção, pois essas cotas do fundo PIS/Pasep, deixaram de existir depois do ano de 1988 e deu origem ao benefício em que conhecemos atualmente. Outro fato interessante é quem em caso de morte do trabalhador os herdeiros podem fazer o saque total do benefício.

O trabalhador pode fazer a consulta do valor pelo celular no aplicativo do FGTS, já que os valores da cota foram transferidos pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e também nas agências da Caixa.

Caso desejar ir pessoalmente a uma das agências da Caixa, basta o cotista ir portando documento com foto que se houver valores a receber, vai poder também fazer essa solicitação de resgate na hora.




Voltar ao topo

Deixe um comentário