scorecardresearch ghost pixel



Quanto tempo trabalhar para aposentar? Veja as regras

Depois de anos de muita dedicação ao trabalho, o que todo mundo quer é saber quanto tempo resta para trabalhar e conseguir aposentar. Veja as mudanças.



A reforma da Previdência provocou mudanças na forma de aposentadoria dos brasileiros. A atenção é ainda maior por parte daqueles que querem aposentar por meio das regras de transição. As mudanças entraram em vigor em novembro de 2019. Veja quanto tempo é preciso trabalhar para conseguir aposentar.

Leia mais: Reforma de imóvel tem que ser declarada no Imposto de Renda?

As regras de transição, como o nome já diz, servem para aqueles que estavam perto de pedir a aposentadoria. É uma espécie de compensação para que os segurados não fiquem prejudicados pela reforma.

Trabalhar para aposentar: quanto tempo preciso?

A reforma da Previdência criou uma regra geral que define a idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens. Com as regras de transição, quem estava perto de se aposentar pode pedir o benefício antes dessa idade mínima. Desde que seja a opção mais viável.

Por isso, quando calcular quanto tempo trabalhar para aposentar, o ideal é fazer um bom planejamento para aproveitar a melhor forma de aposentadoria. Um pequeno erro pode deixar o trabalhador no prejuízo, com valor abaixo do que o esperado com o benefício.

Outro ponto é que a reforma da Previdência acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição. Mais uma vez, a regra de transição é que fará a diferença.

Pela regra do pedágio de 50%, o trabalhador precisa contribuir por mais tempo para ter a aposentadoria. No caso dos homens é preciso ter 33 anos de contribuição até a vigência da Reforma. Mais o adicional de 50% do tempo que faltaria para atingir 35 anos de contribuição.

Já no caso das mulher é preciso de 28 anos de contribuição até a Reforma, com período adicional para atingir 30 anos de contribuição.

Existe também a regra do pedágio de 100%. Por essa forma de transição, os homens devem ter 35 anos de tempo de contribuição e 60 anos de idade.

E no caso das mulheres é preciso ter 30 anos de tempo de contribuição, 57 anos de idade e cumprir o período adicional correspondente ao tempo que, na data de entrada em vigor da reforma, faltaria para atingir 30 anos de contribuição.

Assim, para saber até qual idade trabalhar para aposentar, cada trabalhador tem que calcular individualmente conforme o próprio histórico. E escolher qual modalidade de aposentadoria vale mais a pena. A dica é contar com a ajuda de especialistas para não sair no prejuízo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário