scorecardresearch ghost pixel



Restituição do Imposto de Renda terá 5 lotes; Pagamentos começam em maio

Pessoas com deficiência, doenças graves, professores e idosos têm prioridade no recebimento e não seguem nenhuma ordem.



Muitos brasileiros estão ansiosos para receber a restituição do Imposto de Renda (IR 2022). Apesar de a Receita Federal ter estendido o prazo para a entrega da declaração até o dia 31 de maio, o cronograma de pagamento da restituição permanece intacto. O primeiro lote, inclusive, será creditado ainda neste mês.

Leia mais: Restituição do Imposto de Renda 2022 pode ser feita via PIX; Saiba como funciona

A liberação da restituição do IR 2022 segue uma fila com a seguinte lógica: quanto mais cedo o contribuinte fez a entrega da declaração, mais chances ele tem de receber os recursos logo nos primeiros lotes. Somente pessoas com deficiência, doenças graves, professores e idosos têm prioridade e não seguem nenhuma ordem.

Lembrando que quem precisa corrigir alguma informação e entregar a chamada “declaração retificadora”, passa a valer a data de envio da correção, ou seja, é possível que o contribuinte vá para o fim da fila nos lotes da restituição.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022

Para os repasses da restituição, a Receita Federal dividiu os contribuintes em cinco lotes. Confira as datas:

  • 1º lote: 31 de maio (dia em que acaba o prazo para entrega da declaração);
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Como consultar o andamento da declaração do Imposto de Renda?

O cidadão que quer acompanhar o andamento da declaração deve acessar o e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (RF). O portal pede que a pessoa informe o CPF, código de acesso e senha.

Outra forma de consulta é por meio de senha Gov.br, que garante a entrada a todos os sites do governo federal. Depois de entrar no e-CAC, basta o contribuinte acessar o menu “Meu Imposto de Renda”, localizado na lateral esquerda da tela.

Caso a declaração já esteja na “fila de restituição”, isso quer dizer que o pagamento sairá em breve. Infelizmente, não é possível saber se isso será feito já no próximo lote ou nos seguintes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário