scorecardresearch ghost pixel



Se você tem ESTES sintomas pode estar com falta de magnésio; veja consequências

A deficiência de magnésio provoca diversas alterações no sistema nervoso central. E afeta a qualidade de vida, a saúde mental e o bem-estar.



Mais de 300 reações bioquímicas do organismo humano envolvem o magnésio. Esse mineral desempenha importantes funções metabólicas e neurológicas. É um dos minerais com mais concentrações nos organismos vivos, só perde para o potássio, cálcio e sódio. 

Veja também: Alimentos que fortalecem o seu sistema imunológico

Diversos tipos de alimentos são fontes de magnésio, mas podemos encontrá-lo através de medicamentos, suplementação e na água. Esse mineral ajuda e preserva a saúde cerebral, melhorando a transmissão dos impulsos nervosos, propiciando melhor absorção de informações, isto é, aumenta a capacidade da memória e aprendizagem.

Tem participação na síntese de proteínas, na capacidade de contração muscular e transporte de energia. A deficiência de magnésio provoca uma série de complicações no funcionamento do organismo.

O que acontece no corpo quando ocorre deficiência de magnésio

A falta de magnésio ou a hipomagnesemia, de acordo com diversos estudos, implica em várias alterações neuropsicológicas. Dentre os sintomas mais comuns que a deficiência de magnésio produz no corpo, estão:

  • Medo;
  • Agitação;
  • Depressão;
  • Inquietação;
  • Ansiedade; 
  • Dificuldade de concentração e foco;
  • Cansaço; e
  • Insônia.

Um artigo acadêmico realizado por universidades da Romênia, disponível em bibliotecas de medicina americana, associa sintomas de neurose à deficiência de magnésio profunda e prolongada.

Entretanto, quando a deficiência de magnésio está em estágio inicial, é comum a pessoa apresentar episódios de vômitos, náuseas, falta de apetite, cansaço, fadiga e fraqueza.

E não havendo a reposição do mineral, ocasiona problemas mais severos como formigamento, câimbras, contrações musculares, arritmia cardíaca e convulsões. Além disso, a falta prolongada do mineral pode desencadear complicações nas reservas de outros minerais como o potássio e o cálcio.

Por isso, para manter a saúde em equilíbrio, ter uma condição física normal e com energia para desempenhar as atividades do dia a dia, consumir boas fontes de magnésio deve ser priorizada.

Alimentos ricos em magnésio

As quantidades de magnésio ingeridas no dia a dia, conforme recomendação de especialistas, devem variar de 320 a 420 miligramas. 

São ótimas fontes de magnésio alimentos como abacate, sementes de abóbora, tomates, pimentão, peixes, sementes oleaginosas, mamão papaia, banana. Então, não esqueça de priorizar por uma dieta balanceada para garantir a boa síntese dos nutrientes no organismo. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário