É comum acontecer um imprevisto e o celular cair na água ou outro líquido por descuido, ou acidente. Na praia, piscina e até no vaso sanitário, independente do lugar, a situação leva muitas pessoas ao desespero, porque atualmente ficar algumas horas sem as suas funcionalidades atrapalham a vida pessoal e profissional.
Veja também: Deixar o celular carregando por horas pode ser perigoso?
No entanto, é possível salvar o dispositivo completamente seguindo algumas instruções específicas. Lembrando que a primeira atitude a ser tomada deve ser a retirada do objeto o mais rápido possível. Novamente, não se desespere ou faça algo sem pensar, considerando que está tudo acabado e não existe mais nenhuma solução.
Confira as melhores práticas para você salvar o seu celular que caiu na água
1- Desligar o celular
Quando o seu telefone cair, não tente mexer para verificar se ele está funcionando, desligue-o rapidamente para evitar curto-circuito e queimá-lo.
2- Não mexer no aparelho se ele estiver conectado
Caso tenha caído água enquanto o celular estava carregando, não mexa em nada, mesmo que esteja ligado, recebendo alguma notificação ou chamada. Nem pense em puxar o fio, porque o risco de ser eletrocutado é grande.
3- Retirar a bateria
Ao confirmar que o aparelho está desligado, se possível, remova a bateria do aparelho.
4- Absorver a água
Se puder recuperar o celular facilmente, deixe-o 24 horas em uma bacia cheia de sílica, porque o arroz não é muito eficiente. Depois desse período verifique se já está seco e volte a ligar o dispositivo.
5- Observar a resistência do celular e usar o aspirador quando for preciso
Se ainda restar água, use o aspirador de pó mantendo o eletrodoméstico longe para não causar algum choque. Observe nas configurações do seu celular a proteção de ingresso, os modelos à prova de água costumam resistir durante 30 minutos em uma profundidade de até 1 metro, caracterizados pelo número 6 como o primeiro dígito depois do IP, por exemplo, o ‘’IP68’’ indica boa resistência aos líquidos. Depois que fizer isso, leve a um técnico.
6- Secar com um pano
Caso não tenha as bolinhas de sílica, procure secar com um pano limpo e levar na assistência o mais rápido possível.