scorecardresearch ghost pixel



Superbactéria encontrada em porcos pode chegar a humanos, diz estudo

Pesquisa na Dinamarca encontrou superbactéria em porcos que pode ser transmitida para os seres humanos. Saiba mais sobre essa ameaça real que já existe em alguns casos.



O coronavírus pegou muitas pessoas de surpresa, com exceção de pesquisadores mais experientes. Afinal, existem vírus e ameaças bem mais assustadoras na natureza e que são monitoradas pelos humanos. Um estudo recente realizado na Dinamarca revelou uma superbactéria presente em porcos e que pode ser transmitida para as pessoas.

Veja também: Não tome cerveja direto na garrafa ou na lata! Veja o porquê

A pesquisa foi conduzida na Universidade de Copenhague e do Statens Serum Institute da Dinamarca. Os resultados sugerem que a superbactéria pode ser fruto do uso ostensivo de antibióticos que contaminam águas e outros produtos naturais.

 

Superbactérias de porcos podem ser resistentes a medicamentos

O principal problema da superbactéria encontrada está na alta resistência aos antibióticos existentes hoje no planeta. O nome do microrganismo é Clostridioides difficile e, se ela passar para o organismo humano, pode causar um verdadeiro problema de ordem sanitária. Afinal, o tratamento da infecção seria comprometido completamente.

“A nossa descoberta indica que o C difficile é um reservatório de genes de resistência antimicrobiana que podem ser trocados entre animais e humanos”, disse Semeh Bejaoui, coautora do estudo, ao jornal The Guardian.

Superbactéria pode infectar o intestino

A principal área de atuação da superbactéria é o intestino. Ela é tão resistente que sobreviveu a todos os antibióticos testados nela. Os sintomas que ela é capaz de causar envolvem diarréia, inflamação, dores abdominais e diminuição da ação do sistema imunológico. Em alguns casos, acredita-se que esse agente patógeno seria capaz de causar a morte de seres humanos.

 

Em entrevista ao The Guardian, a coautora da pesquisa ainda complementa dizendo que: “esta descoberta alarmante sugere que a resistência aos antibióticos pode se espalhar mais amplamente do que se pensava anteriormente e confirma os elos na cadeia de resistência que leva de animais de fazenda a humanos”.

Algumas cepas da C difficile encontrada nos suínos também foi achada presente no corpo de algumas pessoas. Agora, falta apenas aliar a transmissão como sendo originária dos porcos na Dinamarca.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário