scorecardresearch ghost pixel



Vale a pena esperar mais para receber a restituição do Imposto de Renda com a Selic a 12,75%?

Dinheiro a ser devolvido para o contribuinte rende como um investimento em renda fixa com o a taxa básica de juros elevada.



Os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda sempre recebem o mesmo conselho todos os anos: quanto antes você declarar, mais cedo recebe a restituição. Em um cenário de taxa básica de juros nas alturas, pode valer a pena esperar mais um pouquinho.

Leia mais: Restituição do Imposto de Renda terá 5 lotes; Pagamentos começam em maio

A Receita Federal devolve os valores corrigidos pela taxa Selic, que hoje está fixada em 12,75%. Isso significa que enquanto está em posse do Fisco, o saldo rende igual a um investimento em renda fixa, como o Tesouro Direito Selic.

A estratégia compensa para quem não costuma investir seu dinheiro em outros tipos de aplicação, explica Paulo Henrique Pegas, professor do Ibmec RJ. O mesmo se aplica a para quem vai colocar o valor da restituição na poupança, que oferece rendimento menor.

Fernando Zilveti, tributarista do escritório Zilveti Advogados, Fernando Zilveti, acrescenta que é importante entregar o documento perto do fim do prazo, mas sem atrasar para não pagar multa.

“Não faz mais sentido entregar o IR antecipado porque, se deixar para o último dia, vai receber mais pra frente com a reconstituição monetária. E, de fato, é como uma renda fixa. Você já sabe quanto vai render e quando vai receber”, diz Zilveti.

No caso de quem costuma investir, o conselho do especialista em investimentos e co-fundador da Invest Smart, Bruno Hora, é não procrastinar o envio da declaração de IR.

“Apesar da tentação de deixar a restituição sendo corrigida pela Selic, é melhor receber o quanto antes e aproveitar investimentos de renda fixa atrelados à inflação, por exemplo, que protegem o seu poder de compra”, explica.

Entregar o documento mais cedo também é interessante para quem está inadimplente e precisa quitar dívidas, conclui a especialista em impostos Luiza Leite.




Voltar ao topo

Deixe um comentário