scorecardresearch ghost pixel



Valores a Receber: Banco Central fala sobre data da segunda fase de consultas

Em comunicado, órgão falou sobre a nova rodada de pagamento do dinheiro esquecido, que vai liberar mais recursos de instituições.



O Banco Central (BC) encerrou no dia 16 de abril a primeira fase do Valores a Receber, que permite o resgate de dinheiro esquecido por brasileiros em bancos. Em relação à segunda fase, a previsão era começar no dia 2 de maio, porém, após greve dos servidores do BC, as datas precisaram ser remanejadas.

Leia mais: Saiba qual o melhor banco para abrir conta MEI e veja dicas de instituições

Nesse sentido, muita gente está com dúvida sobre quando vai começar o nova rodada de consulta do sistema Valores a Receber do Banco Central. Segundo o órgão, ainda não há uma previsão para início da segunda fase do dinheiro esquecido. Isso porque a greve dos servidores, que começou no dia 1º de abril, atrasou o andamento da liberação.

“A greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). O prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, será adiado. A nova data será comunicada com a devida antecedência”, disse o Banco Central, em nota.

Mudanças na implementação da segunda fase do dinheiro esquecido

Durante a primeira fase do dinheiro esquecido, o BC disponibilizou para consulta e resgate aproximadamente R$ 4 bilhões de valores a receber oriundos de contas bancárias encerradas com saldo, tarifas cobradas indevidamente em transações financeiras, recursos de consórcios finalizados, além de cotas e sobras líquidas de cooperativas de crédito.

Em relação à segunda fase, valores de outras origens também serão disponibilizadas, como do Fundo Garantidor de Crédito, recursos de entidades em liquidação extrajudicial, contas de pagamento encerradas, referentes à tarifas, parcelas ou obrigações cobradas indevidamente, dentre outras.

Importante destacar que quem não conseguiu achar dinheiro na primeira fase terá uma nova chance de ser contemplado na segunda. Além disso, o cidadão poderá consultar e solicitar o saque dos recursos na mesma hora, sem necessidade de aguardar um calendário indicado para o procedimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário